Profissionais de diversas áreas de atuação estão participando do projeto “Hora do vestibulando”, realizado todas as quintas-feiras pelo Colégio Unique. No encontro desta semana, o editor-chefe do jornal O Regional, Guilherme Gandini, foi o convidado e conversou com quatro turmas de estudantes do 2º e 3º anos do Ensino Médio.
No bate-papo, o jornalista formado pela Unesp e com especialização pela Unaerp falou sobre a etapa de escolha da profissão, a fase de universitário, incertezas e dificuldades encontradas e caminhos profissionais. “Sugiro que levem em conta seus dons e talentos na hora da decisão sobre qual curso seguir, não apenas as tendências e áreas ditas mais rentáveis”, sugeriu.
Marilaine Paulino Lé, mantenedora da escola, diz que o projeto surgiu em 2020, durante a pandemia. “Começou com dicas de vestibular, depois a gente começou a fazer entrevistas com profissionais das mais diversas áreas e, este ano, na nova roupagem, a gente retomou o projeto e está acontecendo ao vivo para nossos alunos e com vídeo disponível no Youtube”.
A proposta, segundo a educadora, é ampliar a visão do aluno. “Ele conhece a profissão através do que ele pesquisou, então ouvir um profissional é totalmente diferente, porque ele pode ver a profissão com outro olhar e saber mais sobre a fase difícil, do porquê escolher aquela carreira e as dificuldades que todo universitário passa diante dos desafios da vida adulta”, explica.
As próximas profissões agendadas, depois do bate-papo sobre jornalismo feito nesta semana, serão medicina veterinária, medicina e engenharia mecatrônica. “A gente está fazendo toda quinta-feira, mas para poder atender todas as demandas, de interesses apontados pelos próprios alunos em sala de aula, talvez a gente coloque em outras datas também.”
A temporada de vestibulares já começou e muitos alunos do Unique até já estão prestando provas, porém, o principal acesso às universidades públicas – o Enem – será este mês e a escolha da carreira é feita apenas quando saem os resultados, previstos para janeiro. “Então dá tempo de eles fazerem a escolha com certeza, no SiSU - Sistema de Seleção Unificada”.
Autor