O jornal O Regional comemorou 53 anos de existência na segunda-feira, 7 de outubro de 2024. São mais de cinco décadas, meio século, apresentando os fatos mais relevantes, prestando serviços e dialogando diariamente com o leitor – e internautas – de Catanduva e região.
O matutino teve sua primeira edição publicada em 7 de outubro de 1971 sob direção de Warley Agudo Romão. Na época, foi trazida para Catanduva uma linotipo – máquina que funde em bloco cada linha de caracteres tipográficos, composta de um teclado, como o da máquina de escrever.
A partir de 1976, Gerson José de Camargo Gabas assumiu o periódico e decidiu implantar mais modernidade. Em suas mãos e por sua visão arrojada, O Regional consolidou-se, tornou-se referência e conquistou a confiança dos leitores, renovando-se com o passar do tempo.
Nascido em pleno período da ditadura militar, O Regional acompanhou todo o processo de redemocratização do país e, de lá para cá, participou de todos os processos eleitorais em Catanduva, tendo realizado debates, sabatinas e entrevistas com os candidatos.
Evidenciando as conquistas e boas notícias de Catanduva, O Regional também abre espaço diariamente para denúncias das mazelas e dramas de vida, reivindicando melhorias e exigindo que as autoridades cumpram seus papeis com zelo, honestidade e respeito à população.
Nas páginas de O Regional, foram contadas milhares de histórias – de felicidade, superação ou tristeza. O jornal mostrou o desenvolvimento das cidades, mudanças de comportamentos, costumes, a evolução da família, a passagem do tempo e o que de bom ou ruim ele trouxe.
Atualmente, o jornal é dirigido por Marina Ferreira Camargo Gabas, com o apoio dos filhos Rodrigo e Mara, preservando a seriedade e independência. Há dois anos, O Regional ganhou formato compacto e novo projeto gráfico – e tornou-se mais presente nas plataformas digitais.
Autor