Número de roubos e furtos cai em Catanduva no primeiro semestre
Na comparação com o mesmo período do ano passado, redução foi de 11% e 16%, respectivamente
Foto: Divulgação/PM - Furto de veículos apresentou alta de 4%, equivalente a dois casos a mais em 2023
Por Stella Vicente | 02 de agosto, 2023

O número de roubos e furtos em Catanduva caiu no primeiro semestre de 2023. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), em comparação ao mesmo período do ano passado, os roubos diminuíram 11% e os furtos 16%.

Em 2022, ao longo dos primeiros seis meses do ano, foram quatro ocorrências de roubo em janeiro, duas em fevereiro, oito em março, seis em abril, sete em maio e sete em junho. Chegando, assim, ao total de 34 roubos.

Já em 2023, a sequência foi de sete roubos em janeiro, seis em fevereiro, três em março, nove em abril, quatro em maio e apenas um em junho. O total, portanto, foi de 30 ações criminosas do tipo.

Quanto aos furtos, em 2022 a Secretaria de Segurança Pública registrou 67 ocorrências em janeiro, 59 em fevereiro, 87 em março, 68 em abril, 69 em maio e 128 em junho. Logo, o total foi de 478 furtos na cidade.

Já neste ano, foram registrados 80 roubos em janeiro, 69 em fevereiro, 76 em março, 50 em abril, 59 em maio e 66 em junho. Somando as ocorrências, foram 400 furtos em Catanduva no primeiro semestre deste ano.

Outro dado disponibilizado pela SSP é o de furto de veículos. Este, porém, apresentou alta nos primeiros seis meses de 2023. Ao passo que no ano passado foram 49 registros, neste ano foram 51, marcando leve aumento de 4%.

PM reforça prevenção aos furtos de veículos

Diante da totalização dos números do primeiro semestre, o tenente-coronel PM Perin, comandante do 30º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), que tem sede em Catanduva, confirmou a preocupação da PM em relação aos crimes contra o patrimônio, tais como os furtos e roubos em geral, bem como em relação aos furtos de veículos.

“A ação policial está focada na prevenção de tais delitos, com ênfase em operações e ações preventivas habituais. Vejo com importância a queda dos números de furtos e roubos, em que pese daremos continuidade na implementação de novas ações policiais”, afirmou.

Em relação aos furtos de veículos, apesar de o número absoluto que ocasionou aumento ter sido pequeno em relação ao semestre do ano anterior (dois casos a mais, apenas), a PM iniciou ações preventivas em julho, com distribuição de panfletos com orientações de segurança no trânsito.

“Hoje mesmo estamos desenvolvendo uma Operação Policial em Catanduva, com panfletagem e orientações preventivas aos condutores. Ao longo desse mês e do próprio semestre, estaremos desenvolvendo novas ações e operações preventivas aos furtos de veículos”, informou Perin.

Ele acrescentou que, nos casos em que há prisões de autores de furtos de veículos, a PM está verificando se tais autores têm sido mantidos presos durante a Audiência de Custódia, de que região são e obtendo informações gerais a fim de subsidiar o direcionamento e a atuação policial.

Foto: Divulgação/PM - Policiais entregam panfletos com orientações em operação realizada nesta terça-feira

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 01 de maio de 2024
Catanduva fecha trimestre com quase mil novos empregos
Por Da Reportagem Local | 01 de maio de 2024
Últimos dias para se inscrever no Vestibulinho da Etec Elias Nechar
Por Da Reportagem Local | 01 de maio de 2024
Olimpíada da Segurança do Paciente encerra mês de abril no AME Catanduva