O Núcleo Condão representará Catanduva em dois grandes eventos literários no mês de agosto: a FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto e o FLIV - Festival Literário de Votuporanga.
A Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL) está em sua 22ª edição e é considerado um dos maiores eventos literários a céu aberto da América Latina. Este é o segundo ano da companhia catanduvense na ação que, em 2022, alcançou público superior a 190 mil pessoas.
Em 2023, a Feira acontece de 12 a 20 de agosto e o Núcleo Condão integra a programação em três dias: na abertura do evento, realizada no sábado, dia 12, e também nos dias 18 e 20.
Já o Festival Literário de Votuporanga está em sua 13ª edição e é classificado como um dos maiores eventos multiculturais do país. Em 2023, acontece de 6 a 13 de agosto e traz como tema central dos trabalhos artísticos a sustentabilidade.
O grupo catanduvense fará quatro apresentações, neste domingo, dia 13, no Parque da Cultura de Votuporanga, com o trabalho inédito “Sagatrissuinorana” - um reconto de João Luiz Guimarães, que traz releitura da fábula clássica dos Três Porquinhos, fazendo uso da sintaxe de Guimarães Rosa e ambientando a trama nas Minas Gerais dos recentes desastres socioambientais de Mariana e Brumadinho.
O Núcleo Condão conta com a direção de Rafael Jorda, seu fundador, que também é o narrador das histórias e, nesses dois eventos, Cris Anovazzi assina a direção de produção.
‘É muito gratificante integrar a programação dessas ações, de relevância ímpar no cenário nacional da literatura. Ambos pensam na formação do indivíduo desde pequeno, no estímulo contínuo, o que os diferencia pela construção e fortalecimento da relação entre o público e a arte’, enaltece Rafael Jorda, diretor da companhia.
Autor