Novotec Expresso abre 310 vagas em Catanduva com bolsa-auxílio
Cursos têm duração de 120 horas e foram desenvolvidos para atender às demandas atuais do mercado de trabalho
Foto: DIVULGAÇÃO - No Senac Catanduva são cinco cursos no período da tarde e um pela manhã; também há aulas na Fatec e Elias Nechar
Por Guilherme Gandini | 21 de julho, 2022
 

Estão abertas as inscrições para os cursos técnicos e profissionalizantes gratuitos oferecidos pelo programa Novotec Expresso, do Governo de São Paulo. Em Catanduva, estão disponíveis 310 vagas para 12 cursos, com aulas presenciais na Fatec, Etec Elias Nechar e Senac. A oportunidade é direcionada a jovens de até 24 anos. A carga horária é de 120 horas.  

Para participar é necessário se inscrever até 15 de agosto no site www.novotec.sp.gov.br e selecionar a opção de curso e unidade de ensino de interesse. É preciso ter de 14 a 24 anos com Ensino Fundamental completo e morar no Estado de São Paulo. Será dada prioridade a alunos matriculados em escolas da rede estadual, incluindo EJA, e das Etecs.  

O Novotec Expresso não possui prova de seleção. A convocação dos candidatos selecionados será feita por e-mail e as matrículas poderão ser feitas de 18 a 29 de agosto. A previsão é que as aulas comecem em 1º de setembro e sejam concluídas em dezembro.  

Vale o alerta de que a inscrição não assegura a efetivação da matrícula no curso. Seguindo os critérios de classificação, será enviada a convocação para matrícula em 1ª chamada. Havendo vagas remanescentes, os inscritos em lista de espera serão convocados. 

No Senac Catanduva, serão oferecidos cinco cursos no período da tarde: Gestão de Projetos Sociais; Marketing Digital e Vendas em Redes Sociais; Office 2019; Photoshop e CorelDRAW - Tratamento de Imagem e Ilustração Digital; e Assistente Financeiro. Já no turno da manhã, a única opção é Atendente de Farmácia. São 25 vagas em cada turma.  

Na Etec Elias Nechar, são dois cursos à tarde - Segurança Cibernética Fundamental e Marketing Digital e Vendas em Redes Sociais, e mais dois noturnos - Rotinas de Recursos Humanos e Introdução à Robótica Utilizando Arduíno e Introdução à Robótica Utilizando Arduíno. Nos quatro casos, há 25 vagas por curso.  

Já na Fatec Catanduva, são dois cursos no período da tarde e ambos com 30 vagas: Desenho no AutoCAD e Excel Aplicado à Área Administrativa.  

BOLSA-AUXÍLIO  

A bolsa-auxílio do Novotec Expresso tem valor total de até R$ 600, dividido em quatro parcelas mensais de R$ 150, que são referentes à máxima duração do curso. O pagamento está condicionado à frequência mensal nas aulas, com índice mínimo de 75%.  

Podem receber a bolsa-auxílio os estudantes matriculados no Ensino Médio nas escolas da rede estadual e nas Etecs, que respeitem a frequência, e também alunos de 14 e 15 anos que, além dos critérios acima, tenham renda familiar de até 3 salários-mínimos. 

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 24 de abril de 2024
Catanduvense lança livro inspirado na mentalidade vencedora de Senna
Por Da Reportagem Local | 24 de abril de 2024
Rotary Club de Catanduva promove o 1º Porco à Paraguaia em maio
Por Stella Vicente | 24 de abril de 2024
Avoiam promove Yakissoba da Mamãe em prol das Casas de Apoio