Não da maneira desejada, o Grêmio Novorizontino encerrou no domingo, 24, a sua participação no Brasileirão da Série B de 2024. O Tigre enfrentou o Goiás, no Estádio da Serrinha, em Goiânia, fez um duelo equilibrado, mas acabou sofrendo um gol do final, que deu a vitória ao time da casa por 1 a 0.
Assim, permaneceu com 64 pontos, mas perdeu seu lugar no G4 pela vitória do Sport sobre o Santos (1 a 0) chegando aos 66 pontos, e pelo empate sem gols de Ceará e Guarani. Os cearenses igualaram os 64 pontos e passaram à frente pelo número de vitórias- 19 contra 18.
Com a bola rolando, o jogo foi bem disputado e no primeiro tempo brilhou a estrela de Jordi, que fez duas boas defesas em chute de fora da área e escanteio com intenção de gol olímpico.
Na etapa final, aos 15 minutos, Rafael Donato cabeceou, a bola desviou em Diego, e Tadeu fez milagre. O Novorizontino queria pênalti por toque na mão de Diego, mas a arbitragem mandou o lance seguir. Aos 31 minutos, Rodolfo ficou com a bola após escorregão de Paulo Baya e serviu Neto Pessoa, que errou o alvo e perdeu “gol feito”.
Aos 37 minutos, porém, Paulo Baya pegou sobra de bola na esquerda da grande área e venceu Jordi, 1 a 0. O Tigre ainda teve chance de empatar com Rodolfo, que viu a bola cruzada passar entre suas pernas, e com Waguininho, que parou na defesa de Tadeu.
Diferente do habitual, quem falou com a imprensa ao final do jogo, ainda no Estádio da Serrinha, em Goiânia, foi o diretor presidente do novorizontino, Genilson da Rocha Santos.
“Sem dúvida é um momento triste, pelo fato ocorrido, mas principalmente por nós como equipe, como time, termos todas as oportunidades conosco e deixarmos escapar por entre os dedos. Então não é fácil, é um momento difícil para todos, todos estão sentindo essa dor. Segundo ano na 5ª colocação, por um lado mostra que algo muito bom está sendo feito, porque não é fácil um Campeonato Brasileiro da Série B, porém por outro lado nós não podemos também ficar só no quase. O Novo Horizonte é um clube que busca sempre postos melhores e o fato de nos mantivermos numa mesma colocação mostra que estamos no caminho, porém precisa de algum ajuste de rota, é isso que o clube vai priorizar agora”, declarou o gestor.
Ele disse considerar que, na reta final, “faltou um pouco mais de atenção aos detalhes, de entender o que são os jogos decisivos, o que é necessário para uma decisão, como fazer esse jogo, como estar atento a todos os detalhes, como valorizar cada ponto, cada lance.”
PONTOS PERDIDOS
Os pontos perdidos em casa nas duas últimas rodadas, contra Operário e Paysandu, fizeram falta ao Novorizontino. Com a derrota para o Goiás, o time deixou o sonho do acesso escapar nos critérios de desempate. E olha que, no final das contas, o Tigre nem precisaria ganhar em Goiânia, já que o Ceará empatou contra o lanterna Guarani, ou seja, um empate bastaria.
Mirassol carimba acesso inédito à elite
O Grêmio Novorizontino deixou o acesso à Série A escapar, mas outro representante da região fez bonito e garantiu sua vaga na primeira divisão. O Mirassol venceu a Chapecoense por 1 a 0, em casa, e jogará na elite nacional pela primeira vez. Foi uma grande festa no Maião.
Com os resultados da última rodada, o Sntos terminou com 68 pontos, garantindo o acesso e o título da Série B. Em segundo ficou o Mirassol, com 67 pontos, seguido pelo Sport, que venceu o Santos por 2 a 1 e somou 66 pontos, e pelo Ceará, que empatou sem gols com o Guarani, e ficou com 64 – mesma pontuação do Novorizontino, mas com uma vitória a mais.
Autor