
A Escola Estadual Prof.ª Shirley Camargo Von Zuben, a Usina São José da Estiva e o Grêmio Novorizontino uniram forças em um projeto que visa promover a empatia e a cidadania entre os estudantes do Ensino Médio. O projeto “A Grandeza da Empatia, Diferentes Mundos e Diferentes Importâncias” foi baseado na obra clássica de Antoine de Saint-Exupéry, “O Pequeno Príncipe”. O objetivo é despertar o senso de colaboração entre os jovens.
As atividades envolveram Sala de Leitura Arte/EMA (Esporte, Música e Arte) e várias disciplinas: Língua Portuguesa, Geografia e ensino Colaborativo. Os estudantes puderam explorar as frases mais impactantes do livro, como “Tu te tornas eternamente responsável pelo que cativas”.
Além disso, os professores ofereceram sessão com o filme baseado na obra do escritor francês. “O objetivo era fazer com que os alunos compreendessem o ponto de vista do outro, colocando-se em seu lugar com respeito e bondade no exercício da cidadania”, explicou a professora Maria Luiza Gotardo Rodrigues, uma das responsáveis pelo projeto.
A iniciativa também incluiu a apresentação da peça teatral pela Cia. Arte Mídia e a entrega de 340 livros, patrocinados pela Usina Estiva e o Grêmio Novorizontino.
“Foi gratificante participar desse projeto que trabalhou valores humanos importantes para a formação dos nossos jovens. O comprometimento e dedicação de todos para a realização do projeto foi maravilhoso e o sucesso foi fruto do esforço de todos, parabéns a todos envolvidos“, ressaltou o diretor-presidente do Novorizontino, Genilson da Rocha Santos.
No encerramento, os alunos receberam kit personalizado, feito por eles e pelos professores, com marcador de páginas e lápis. O projeto “A Grandeza da Empatia” foi um sucesso segundo a diretora e as coordenadoras, atingiu o objetivo e, acreditam, colherá frutos nos próximos anos.
Autor
