Novo Horizonte tem alta de 119% e mantém vice-liderança nas exportações
Município vendeu 63,7 milhões de dólares ao mercado externo de janeiro a setembro, mais do que ano passado todo
Foto: Prefeitura de Novo Horizonte - Principais produtos exportados por Novo Horizonte foram o açúcar e o amendoim
Por Guilherme Gandini | 27 de outubro, 2023

Novo Horizonte continua na vice-liderança do ranking das exportações na região, ficando atrás somente de Catanduva. Em levantamento feito pelo jornal O Regional com base nos números do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, a cidade exportou 63,7 milhões de dólares de janeiro a setembro deste ano, com alta de 119% na comparação com 2022.

Como o município não registrou importação, o saldo da balança comercial é exatamente o valor exportado. O desempenho colocou Novo Horizonte na posição 130 no ranking de exportadores de São Paulo.

Os principais produtos vendidos ao exterior foram o açúcar, com 86% de participação e 54,7 milhões de dólares exportados. A variação do produto de um ano ao outro foi de 302%. Depois aparece na lista o amendoim não torrado, com 12% e 7,9 milhões – também em alta de 140%, e, mais distante, o álcool etílico, que representou 1,6% das exportações com R$ 1 milhão.

Outro dado interessante é que as vendas internacionais dos nove primeiros meses do ano já ultrapassaram o total exportado no ano passado inteiro, que foi de 50,3 milhões de dólares.

Líder do ranking regional, Catanduva exportou 282,3 milhões de dólares de janeiro a setembro deste ano, com alta de 35,2% na venda de produtos para o mercado externo na comparação com o mesmo período do ano passado, que terminou com 323,2 milhões de dólares exportados.

SEQUÊNCIA

Depois de Catanduva e Novo Horizonte, o ranking regional tem Ariranha, que exportou 47,1 milhões de dólares de janeiro a setembro; Paraíso, com 30,5 milhões; Itajobi, com 28,2 milhões; Marapoama, com 21,5 milhões; Pindorama, com 17 milhões; e Santa Adélia, com 7,1 milhões.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Correios implanta CEP por logradouro em Pindorama e outros 16 municípios
Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Elisiário faz apresentações teatrais sobre dengue nas escolas e no Cras
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Projeto itinerante Movimento & Saúde chega a Itajobi neste sábado