
Foi inaugurado em Novo Horizonte o Meliponário Municipal, que tem patrocínio da Usina São José da Estiva e parceria da Prefeitura Municipal. O projeto, idealizado pela Associação de Apicultores e Meliponicultores de Novo Horizonte e Região (AAMEL), visa promover a educação ambiental e a conservação de espécies de abelhas sem ferrão.
O Meliponário está instalado no pátio das Diretorias Municipais de Meio Ambiente e Urbanismo de Novo Horizonte. O local reúne as condições necessárias para abrigar as colmeias. "Vamos demonstrar a importância das abelhas para a natureza", destaca Natália Munhoz, diretora municipal de Meio Ambiente e Urbanismo.
O presidente da AAMEL, Ailton Fontana, diz que o Meliponário será um importante centro de conhecimento. "Teremos palestras e eventos para multiplicar o conhecimento sobre as abelhas."
"Sabendo do papel crucial que as abelhas desempenham na polinização, contribuindo para a biodiversidade e a produção de alimentos, acatamos o convite para patrocinar o projeto", afirma Clézio Menandro, gerente de Divisão Agrícola da Usina Estiva.
Com o Meliponário Municipal, será possível manter as abelhas sem ferrão em áreas urbanas, não só para promover a conservação das abelhas nativas, mas também para educar e trazer conhecimento à comunidade sobre a importância desses insetos no ecossistema.
O prefeito Fabiano Belentani, acompanhado da vice-prefeita, Amarilis de Biasi de Toledo Piza, agradeceu o empenho de todos para deixar o Meliponário tão lindo. “Nossa gratidão a todos. Percebemos que as coisas acontecem não só pela ação do poder público, mas também com o envolvimento da comunidade e o apoio, sempre presente, da Usina Estiva”, afirmou.
Na cerimônia de inauguração, a Usina Estiva contou com a presença de diversos representantes. Além disso, participaram da cerimônia representantes da associação e de outras instituições, diretores municipais, vereadores, servidores e membros da comunidade.
Autor
