A partir de agora, os profissionais que atuam na assistência aos pacientes do Hospital Unimed São Domingos (HUSD) poderão contar com capacitação ainda mais aprofundada. Isso porque a unidade adquiriu um novo boneco para as aulas de treinamento da Educação Continuada.
Medindo aproximadamente 1,70m, o manequim adulto bissexual (com órgãos genitais masculino e feminino intercambiáveis) conta com coração, pulmões, estômago, intestino e bexiga urinária. O investimento foi superior a R$ 7 mil.
Com o boneco é possível treinar técnicas importantes na rotina dos profissionais, como banho de leito, higiene oral e auricular, remoção e movimentação de paciente, posição para tratamento e exame, administração de oxigênio, além de práticas mais complexas, a exemplo da intubação orotraqueal (boca, laringe, traqueia), passagem de sonda nasogástrica e cuidados com traqueostomia, curativos e aspiração.
Outras técnicas que podem ser praticadas são bandagem e curativos, injeção intramuscular, injeção endovenosa, punção lombar e pleural, cuidados com ostomia (abertura criada cirurgicamente entre o intestino e a parede abdominal) e passagem de sonda vesical.
Assim como o ser humano, o boneco permite a flexão da cabeça e abertura mandibular, além de ser possível ver a estrutura interna da cavidade oral. Os membros superiores e inferiores apresentam movimentos articulares. Os primeiros treinamentos com o manequim foram realizados durante o ATLS (Advanced Trauma Life Support) direcionado a médicos da instituição.
Autor