Começou nesta segunda-feira, 18, a 63ª Novena de Nossa Senhora das Graças na Sé Catedral Santuário Nossa Senhora Aparecida, de Catanduva. Trata-se do maior evento religioso da cidade, com sete horários de celebração ao longo de 10 dias, somando 70 missas, com participação de mais de 5 mil pessoas por dia. As atividades terminam em 27 de novembro.
Essa devoção tão grande vista na Sé Catedral começou com padre Orlando, há 63 anos, com um único horário de uma grande procissão vinda do Colegião. Na época, ele levou ao santuário mariano a imagem de Nossa Senhora das Graças para iniciar a tradição, que cresceu ano a ano. Em 2024, o tema será “A Profissão de Fé Cristã: O Creio”.
“Nós iremos refletir sobre o creio, o credo apostólico que é uma marca do nosso cristianismo, da nossa Igreja Católica Apostólica Romana, que vem lá da época dos apóstolos, e ali estão contidas as grandes verdades da nossa fé, que nós cremos em Deus, cremos em Jesus Cristo, cremos na igreja, cremos na ressurreição, na morte, na vida redentora de nosso Senhor Jesus Cristo, no Espírito que nos é enviado, na ressurreição da carne, enfim, o creio que usamos em toda santa missa dominical. A cada dia aprofundaremos um pouco sobre o creio, sobre esse grande símbolo apostólico que nos ajuda a viver mais intensamente a nossa fé”, explica padre Jonas Pimentel.
As missas serão realizadas às 5h30, 7 horas, 9 horas, 11h30, 15 horas, 18h30 e 20 horas. O horário das 11h30 será celebrado pelo bispo Dom José Benedito Cardoso, o das 15 horas pelo padre José Carlos e o das 20 horas pelo padre Anderson. Os demais serão conduzidos pelo padre Jonas.
A novena também marcará a inauguração do vitral de São José, o segundo recuperado pela Sé Catedral, depois de o vitral de Nossa Senhora Aparecida ter sido entregue às vésperas da novena do ano passado, ambos com doações de devotos de Nossa Senhora das Graças.
Autor