A Energisa Sul-Sudeste entregou nesta terça-feira, 12, nova subestação de energia elétrica na cidade de Itajobi. A apresentação do empreendimento foi feita em cerimônia direcionada a autoridades, convidados e profissionais que trabalharam na própria obra. O investimento na estrutura, mais uma linha de distribuição de alta tensão, foi de mais de R$ 17 milhões.
De acordo com informações da empresa, a subestação de energia tem capacidade de 30 mil kW e beneficiará cerca de 8 mil clientes, entre residências, comércios, estabelecimentos públicos e privados da localidade e adjacências. A implantação começou a ser feita em março de 2023 e foi executada em área pública doada pela Prefeitura de Itajobi, no Residencial São Jorge.
“Estamos muito felizes de estar hoje, em Itajobi, inaugurando esse importante empreendimento para a região. Estamos aumentando em 150% a capacidade de fornecimento de energia à cidade, o que vai propiciar o desenvolvimento e, logicamente, a atração de indústrias, beneficiando toda a população”, enalteceu José Adriano Mendes Silva, diretor-presidente da Energisa Sul-Sudeste.
Ele frisou que a nova subestação é totalmente automatizada e telecomandada por satélites. “Ou seja, nós supervisionamos a distância toda essa subestação”, pontuou. “É uma instalação que está aqui à disposição dessa região para fornecer energia com qualidade a todas as cidades.”
O gerente de Construção e Manutenção da Energisa Sul-Sudeste, Alessandro Gomes, disse em entrevista à Vox FM, que a subestação amplia a possibilidade de desenvolvimento energético para a região. “Podem vir mais indústrias, as famílias crescerem, que a gente está pronto para atender a demanda de todo mundo.”
Gomes explicou que o planejamento da empresa leva em consideração o horizonte de 10 anos para frente. E foi isso que levou à implantação da nova rede na cidade. “Esses investimentos precisam de maturação, precisam de tempo de estudo, projeto, e aí nas regiões que estão demandando esse crescimento, a gente faz a ampliação antes de acontecer a demanda.”
PREFEITOS
O prefeito de Itajobi, Sidiomar Ujaque, o Paquinho, relembrou que se deparou com pedidos de melhorias no fornecimento de energia elétrica durante a campanha eleitoral e que esse foi o tema do seu primeiro ofício ao assumir a cadeira do Executivo municipal.
“Hoje é um dia de muita alegria, de satisfação e agradecimento do fundo do coração, que Deus abençoe sempre vocês e continuem fazendo esses investimentos para os municípios. Hoje é um dia de gratidão. Em nome de todos os munícipes de Itajobi, o nosso muito obrigado.”
Presente ao evento, o prefeito Padre Osvaldo, de Catanduva, afirmou que a Energisa, a partir do investimento em Itajobi, está fortalecendo a região e favorecendo o desenvolvimento das cidades. “Energia traz o conforto para as famílias e desenvolvimento para a região”, disse.
NOVA SUBESTAÇÃO EM CATANDUVA
O diretor-presidente da Energisa Sul-Sudeste, José Adriano Mendes Silva, aproveitou a cerimônia de inauguração da subestação Itajobi II para anunciar novo empreendimento em Catanduva – será construída a terceira subestação de energia da cidade. Depois do evento, ele foi recebido pelo prefeito Padre Osvaldo em seu gabinete e confirmou investimento na ordem de R$ 34 milhões na cidade. Caberá ao poder público providenciar a área e a documentação.
“Já está aprovado, dentro do nosso plano de negócios, do nosso orçamento para o próximo triênio, nós vamos implantar uma nova subestação em Catanduva, a subestação Catanduva 3, uma subestação também de 30 mil kilowatts, em função do crescimento da cidade. Nós temos observado um crescimento bastante considerável de Catanduva, então nós devemos iniciar essa obra agora em 2024, e inaugurá-la no decorrer de 2025”, detalhou o gestor.
Autor