Nova onda de calor de novembro pode superar calorão de setembro
Termômetros disparam no interior de São Paulo na sexta-feira e há previsão de temperaturas em torno de 40 °C
Foto: Getty Images - As temperaturas ainda devem subir mais na próxima semana, diz Climatempo
Por Da Reportagem Local | 09 de novembro, 2023

Com o estabelecimento do ar seco sobre o país novamente, as temperaturas vão subir muito nos próximos dias, configurando nova onda de calor com temperaturas 5 °C ou mais acima da média por amplas áreas do Brasil e com período maior de duração: serão mais de 5 dias.

De acordo com informações do Climatempo, a partir desta quinta-feira, 9, o ar frio das madrugadas perde força. Quase todo o estado de São Paulo terá mínimas acima de 20°C no período, chegando a temperaturas superiores a 22/24°C no oeste e norte paulista.

Na sexta-feira, 10, os termômetros disparam no interior de São Paulo e há previsão de temperaturas em torno de 40 °C, principalmente no oeste/norte e até mesmo em áreas do centro paulista. A média também é prevista para as cidades do Triângulo Mineiro e sul de Goiás.

Depois, o fim de semana será muito quente em quase todas as regiões do país. As temperaturas podem passar dos 40°C no Mato Grosso do Sul e sul do Mato Grosso, sul e oeste de Goiás, Triângulo Mineiro, interior de São Paulo e Vale do Ribeira, Rio de Janeiro e norte do Paraná.

Ainda segundo o Climatempo, as temperaturas ainda devem subir mais na próxima semana, passando dos 40°C no Tocantins, Bahia, Piauí, Espírito Santo, leste de Minas Gerais e talvez no interior de Pernambuco e Rondônia. O calorão deve prosseguir até a quarta-feira, dia 15.

“Estamos diante de uma onda de calor histórica, em um mês em que normalmente temos a umidade se espalhando de novo sobre o país, com chuvas amplas e volumosas, com radiação solar mais intensa e dias mais longos. Potencialmente teremos recordes mensais para novembro em Palmas, Goiânia, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Cuiabá e Campo Grande”, diz o meteorologista Vinicius Lucyrio.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 27 de abril de 2024
Apoio ao Estudo firma parceria com TG para realizar palestras aos jovens
Por Guilherme Gandini | 27 de abril de 2024
Professora cria método baseado no Chaves para correção de provas
Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Agrishow terá mais de 800 marcas e presença de empresas da região