O Governo de São Paulo formalizou na quarta-feira, 12, a concessão de 600 quilômetros de rodovias do Lote Noroeste. Com o contrato assinado, o grupo EcoRodovias assume a operação com a bandeira EcoNoroeste. Estão previstos investimentos de R$ 13,9 bilhões, entre obras e operações ao longo dos 30 anos nas regiões de Rio Preto, Araraquara, São Carlos e Barretos.
O início da operação da EcoNoroeste será em 1º de maio, nos 442 quilômetros que ficam sob administração da Triângulo do Sol até 30 de abril. Em 2025, a empresa passará a administrar outros 158 quilômetros, hoje sob concessão da Tebe.
O trecho completo contempla cinco rodovias: SP-310 (Rodovia Washington Luís), SP-323 (Rodovia José Della Vechia/Orlando Chesini Ometto); SP-326 (Rodovia Brigadeiro Faria Lima – entre Bebedouro e Barretos); SP-333 (Rodovia Carlos Tonani, Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari e Dr. Mário Gentil) e SP-351 (Rodovia Comendador Pedro Monteleone).
Os aportes da concessionária serão aplicados em obras como a duplicação de pistas, construção de novas marginais e implantação de novas ciclovias e dispositivos. Nos cinco primeiros anos do contrato, deverão ser gerados até 26 mil empregos diretos e indiretos.
Um dos benefícios será a redução média de 9% nas tarifas de pedágio cobradas atualmente. O valor dependerá do local de cada praça utilizada. Aqueles que utilizarem o pagamento automático com o uso de tags terão um desconto adicional de 5% sobre a tarifa.
Além disso, será aplicado o Desconto de Usuário Frequente (DUF), que concederá redução nas tarifas para os usuários que mais utilizam a rodovia. Dependendo da praça de pedágio e da quantidade de vezes que o condutor passar dentro do mesmo mês, o desconto pode chegar a 95%. O DUF estará disponível para quem utiliza o método de pagamento automático.
Também está prevista a adoção do pagamento com cartão de crédito e débito por aproximação, já a partir de 1º de maio. Essa facilidade já existe em 91 praças de pedágio da malha concedida do Estado. Outra inovação que será implantada gradualmente é o Sistema Automático Livre – de cobrança 100% automática – que eliminará as praças de pedágio e as substituirá por pórticos.
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