A tão esperada retomada do turismo no período pós-pandemia está acontecendo e o Carnaval deste ano será, talvez, a primeira data festiva em que todas as atrações estarão funcionando normalmente nos principais destinos turísticos do país. O setor foi um dos mais prejudicados com as restrições de funcionamento adotadas pelas autoridades nos dois últimos anos.
De acordo com a consultora em viagens Flávia Soubhia, que tem agência de turismo na cidade que leva seu próprio nome, o aumento da procura pelos destinos aéreos começou no mês de outubro, sendo os favoritos os estados do Nordeste. Ela calcula que a alta no Carnaval chega a 80%. “Está quase encostando nos anos em que tudo estava funcionando”, comemora.
Em termos de custo-benefício, Flávia diz que um dos destinos que voltaram à lista dos preferidos é Porto Seguro e Arraial D’Ajuda, na Bahia. Também houve busca significativa por Maceió, capital de Alagoas e considerada o Caribe Brasileiro. A especialista alerat: “Nos dois casos você tem voo direto saindo de Rio Preto com ofertas excelentes e possibilidade para o Carnaval.”
Os pacotes, segundo Flávia, estão atraindo muito os passageiros devido à facilidade. A compra inclui passagem de ida e volta, reserva em hotel e translado, além de facilidade de pagamento.
Também há grande procura pelo resorts do Nordeste, sobretudo por famílias com crianças, ainda que tenha custo maior. “Você tem a possibilidade de passar o Carnaval hospedado em um hotel onde você tem tudo incluso e ainda por cima com festividades lembrando a folia.”
Fora da região Nordeste, Flávia diz que o Rio de Janeiro continua sendo o destino escolhido por muitos passageiros no Carnaval, nem sempre para assistir aos desfiles, mas sim pelo passeio.
Ainda tem quem escolha a pausa do Carnaval para uma viagem internacional. Um destino muito procurado foi Dubai, apesar do custo mais elevado. Outros passageiros preferiram a visita a Punta del Este, no Uruguai, ou a Buenos Aires, na Argentina.
TURISMO REGIONAL
Quem não quer gastar muito tem optado por destinos regionais, como os hoteis, pousadas e resorts de Olímpia, por exemplo. “O custo é menor do que ao agregar um voo ou a viagem até Santos para pegar um navio”, lembra Flávia Soubhia.
Entram nessa lista a região de Sales, que possui dois resorts, o circuito das águas no entorno das cidades de Serra Negra e Águas de Lindóia, bem como o Barretos Country Hotel, que possui parque aquático. “São distâncias mais curtas, que dá para fazer de carro. É uma maneira com custo bem interessante para não ficar em casa e ter diversão.”
Janaína Wolf Simões Stuchi, que é consultora de viagens na agência de Flávia Soubhia, diz que sentiu que a busca por roteiros carnavalescos, que envolvem festa e diversão, não foi o foco dos turistas. “Eles procuram por lazer, passeio e descanso”, garante.
Ela ainda citou Brotas, que tem muitas opções de lazer e turismo mais voltado à natureza, com possibilidade até de bate-volta ou passeio em um final de semana. Outra opção é o resort Foz do Marinheiro, que fica em Cardoso e é muito procurado pelos moradores da região.
Navios saem de Santos no Carnaval
Negner Augusto Cerneviva, da Clube Turismo, diz que os cruzeiros marítimos são uma boa opção para o período de Carnaval para quem ainda não decidiu seu passeio, já que os preços não têm variação, como em outros destinos – que preferencialmente devem ser reservados de forma antecipada para garantir preços melhores. “São muitos navios partindo de Santos, minicruzeiros ou mesmo os de uma semana, que têm preços bem bacanas, com custo-benefício bem legal.”
Para o Carnaval, ao menos quatro navios têm saídas programadas no porto de Santos, todos com alta demanda, tanto nos roteiros do Nordeste e Sul, como no percurso pela América do Sul. O navio tem todas as refeições inclusas, festas e permite ao turista conhecer mais de um destino.
Autor