Com objetivo de conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde do idoso, o Hospital Emílio Carlos realizou uma série de atividades com colaboradores e pacientes durante o mês da campanha Outubro Prateado.
Além de chamar a atenção da população sobre o envelhecimento, as ações foram desde estimular atividades para hábitos mais saudáveis, tanto físicos como mentais das pessoas na melhor idade, quanto as que envolvem toda a família, como cuidadores. Organizadas pelo Comitê Selo Paulista de Longevidade e equipe multidisciplinar do HEC, o cronograma envolveu palestras, capacitações e ações preventivas, dança e teatro.
“Os desafios do envelhecimento” foi tema de palestra online em que o Dr. Eduardo Marques apontou os desafios e rumos do processo de envelhecimento no país. Também houve a palestra ‘Inserção da família/cuidador do paciente idoso’, com a enfermeira do Hospital de Amor (Barretos), Susimeire Gasparotto Cazu.
“O objetivo foi capacitar a equipe multiprofissional que presta assistência direta aos pacientes idosos em nosso hospital, tendo em vista a abordagem do cuidado paliativo e a inserção da família junto ao paciente, promovendo qualidade de vida durante hospitalização e pós alta”, explicou Bruna Gabriela de Oliveira, coordenadora do Serviço de Fisioterapia. Ambas as palestras ocorreram no dia 3 do mês.
O envelhecimento com bem-estar. Assim o comitê procurou oferecer aos idosos internados um momento de beleza, com cortes de cabelo e penteados oferecidos pela voluntária Elaine Cabeleireira, no dia 11, na Idosoteca do HEC. No saguão da Ala Marrom, os colaboradores receberam informações com o circuito de sensibilização das condições do idoso durante os dias 13 e 14.
Quem estava aguardando consultas nos ambulatórios, no dia 18, pôde conferir a apresentação do Grupo de Dança de Salão da Melhor Idade, com um forró bem animado. Novamente na Idosoteca, no dia 19, os pacientes participaram da dinâmica ‘testando a sorte’, onde desenvolveram habilidades sensoriais e cognitivas.
O encerramento das ações aconteceu nos dias 24 e 25 de outubro, com a apresentação teatral "Somos todos prateados", escrita e dirigida pelo membro do comitê e analista de treinamento e desenvolvimento pleno da Fundação Padre Albino, psicólogo Deniz Simiel.
“A história conta um dia na vida de uma senhora idosa, vivenciando dificuldades na rotina e no convívio familiar”, conta Deniz. “O retorno de quem acompanhou a ação foi muito positivo, fazendo com que os envolvidos vissem a necessidade de estender a apresentação às outras unidades da FPA”, ressaltou.
AMIGO DA LONGEVIDADE
O Hospital Emílio Carlos possui certificação do nível intermediário do Selo Paulista de Longevidade e agora busca a certificação plena. O programa está integrado ao Programa Longevidade do Governo do Estado de São Paulo. No dia 3 de outubro, iniciando as programações, foi distribuído o selo adesivo "Somos todos prateados" para os colaboradores utilizarem nos crachás durante o mês.
Autor