No Dia do Antigomobilista, Arca comemora 19 anos de existência
Grupo de colecionadores de veículos antigos se prepara para realizar o 12º encontro anual no Parque do Aeroporto
Foto: Divulgação/Arca - Mais de 10 mil pessoas passaram pelo encontro do Arca no ano passado
Por Guilherme Gandini | 04 de abril, 2023

O 4 de abril tem comemoração em dose dupla para os integrantes do Arca – Antigomobilistas da Região de Catanduva. É momento de celebrar o aniversário da instituição, que completa 19 anos de existência, assim como o Dia do Antigomobilista Catanduvense – cuja data foi escolhida justamente em homenagem ao grupo de colecionadores, que é referência no segmento.

Tudo começou em um Domingo de Ramos, data religiosa da Igreja Católica, quando amigos conversavam sobre a possibilidade de realizar um encontro de carros antigos na cidade, já que eles prestigiavam eventos de outras localidades. Ali estavam Gilberto Leite Penteado, sua esposa Célia Masiero e o policial civil Fernando Centurion. Foi ela quem batizou a associação.

No primeiro encontro, no dia 4 de abril de 2004, a expectativa de expositores foi superada e cerca de 200 veículos participaram do evento inaugural, no Recinto de Exposições. De lá pra cá, a partir de duas leis propostas pelo ex-vereador Julinho Ramos, o Arca teve sua utilidade pública reconhecida e foi criada a data festiva dos antigomobilistas no calendário municipal de eventos.

Participaram da primeira turma, além do trio, muitos outros amantes de carros antigos, como Beto Trida, Zezão, João e Eka. Atualmente, o Arca é membro da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) e tem como diretores Gilberto, Flavinho, Rogerinho, Pedrazoli, Ricardo, Leandro, Emílio, Dreisson, Paulinho, Alexandre Fedelis, Renato Roncador, Aldo, Thiagão e Thiago Bedin.

Desde seu surgimento, o Arca já emplacou 122 carros com a chamada “placa preta“, que comprova a originalidade do veículo. Segundo Gilberto Leite Penteado, presidente da associação, a estimativa é que cerca de 100 deles ainda estejam na cidade, incluindo uma jardineira, Fordinhos, baratinhas e um Mustang que teve poucas unidades fabricadas no mundo.

ENCONTRO ANUAL

O Arca está contando os dias para a realização do 12º Encontro de Veículos Antigos, que será no Parque Papa João Paulo II, no Aeroporto, no dia 16 de abril, das 8h30 às 16 horas. A expectativa é superar a marca de 650 veículos expostos no ano passado. Há previsão até de modelos raros e surpresas que devem impactar o público.

No local haverá praça de alimentação, cuja coordenação ficará por conta do Frei Joel, além de diferentes atrações, como o mercado de pulgas, minicarros e outras atividades para as crianças e apresentações culturais. A entrada para o público é gratuita.

Nos últimos dias, o evento ganhou destaque nas redes sociais da Fiva - Fédération Internationale des Véhicules Anciens e da FBVA, e no site da Federação Paulista de Antigomobilismo (FPA).

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 14 de julho de 2024
Especialista celebra criação de grupo de trabalho contra o bullying
Por Da Reportagem Local | 14 de julho de 2024
Veja dicas importantes para viajar com segurança nas férias de julho
Por Da Reportagem Local | 14 de julho de 2024
AME Catanduva faz auditoria em prestadora de serviço