O Neapre - Núcleo de Estudos e Ações em Práticas Educacionais e Sociais para a promoção da Equidade da Unifipa apresentou a palestra "Racismo Estrutural" a integrantes do NAP - Núcleo de Apoio Psicopedagógico e colaboradores da Fundação Padre Albino, na semana passada.
A palestra foi ministrada pela professora Alda Nascimento Batista, docente da Unifipa, e os colaboradores da Fundação Padre Albino Caio Victor Mendes Mauro, do setor financeiro, e Ryan César Martins Firmino, do setor jurídico.
O objetivo foi aumentar a conscientização sobre o racismo estrutural, provocar reflexões e incentivar ações concretas contra o preconceito. Foi abordada a contextualização histórica e a evolução ao longo do tempo, além de suas principais características, como a perpetuação de estereótipos, disparidades de oportunidades e acesso desigual a recursos.
Também foram apontadas as áreas em que o preconceito mais se manifesta, gerando impacto negativo em toda a sociedade, enfraquecendo a coesão social e impedindo o progresso.
"A palestra não foi apenas uma explanação de conceitos, mas sim um chamado à reflexão, um convite para ação concreta contra o preconceito arraigado em nossa estrutura social. A história do racismo, desde sua contextualização até sua metamorfose no racismo estrutural, foi minuciosamente abordada”, frisa a idealizadora do Neapre, professora doutora Silene Fontana.
Autor