
Diagnosticado com asma com 1 ano de idade, Pedro Henrique Fatori Pereira passou a integrar a lista de inscritos na Federação Aquática Paulista como atleta federado. O médico indicou a natação para sua mãe, já que o esporte na água aumenta a capacidade aeróbica e pulmonar, ajuda a diminuir as crises de asma e a conquistar 100% da capacidade respiratória. Os ex-nadadores César Cielo e Gustavo Borges são exemplos de nadadores asmáticos.
Pedro Henrique está no 9º ano do COC Catanduva. Ele estuda na instituição desde o 1º ano, quando tinha 6 anos de idade. Hoje, com 14 anos, recebe apoio da escola e também representa a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, a Smel Catanduva. Ele treina de segunda a sexta-feira, no período da tarde. Aos sábados, as atividades são pela manhã. A equipe realiza seus treinos na piscina do Conjunto Esportivo João Crippa, que fica no bairro São Francisco.
“Três vezes por semana ele faz academia e também tem acompanhamento nutricional”, disse a mãe do atleta, Carina Fatori, que agradece a nutricionista Alessandra Valêncio do Prado, o personal Guilherme Augusto Santos, o Rambo, e a técnica de natação da Smel, Andrea Malfará.
Pedro Henrique é colecionador de títulos. Entre ouro, prata e bronze, tem aproximadamente 150 medalhas. Em quatro categorias, já conquistou índice paulista para disputar competições como atleta federado: 100 metros peito, 200 metros peito, 50 metros livre e 100 metros livre. No nado peito, ele já conquistou índice para disputar o Campeonato Brasileiro de Natação.
No próximo dia 26 de abril, o nadador estará com a equipe da Smel em Presidente Prudente. Depois, de 23 a 25 de maio, vai disputar o Campeonato Paulista, em Santo André. De 10 a 14 de junho, o Brasileiro, em Bauru. “Meu objetivo é disputar uma Olimpíadas. Estou treinando para isso. Seria um sonho realizado”, comentou o jovem atleta.
Autor
