Na reta final do Censo, IBGE disponibiliza telefone para agendamento
Foto: Tânia Rego/Agência Brasil - Resultado do Censo pode aumentar, já que os agentes continuarão em campo até o dia 30
Moradores de toda a região que não participaram da contagem populacional podem recorrer ao contato telefônico
Por Guilherme Gandini | 10 de janeiro, 2023

Os agentes do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística continuam nas ruas de Catanduva e Itajobi em busca de moradores ausentes. Nessa reta final, o órgão também colocou o telefone do posto local à disposição para que as pessoas interessadas possam solicitar a visita do recenseador em horário agendado. O número é 17 3522-5276.

“Temos em campo 13 pessoas. São três supervisores em Itajobi e dez em Catanduva, tentando coletar mais dados nos imóveis com moradores ausentes e naqueles que recusaram responder o questionário do Censo”, comenta Edson da Silva, coordenador de área do IBGE.

Segundo ele, moradores de toda a região que não participaram da contagem populacional podem recorrer ao contato telefônico para agendar horário. A área alcançada pelo posto local do instituto tem 13 municípios: Ariranha, Catiguá, Catanduva, Elisiário, Embaúba, Itajobi, Marapoama, Novais, Palmares Paulista, Paraíso, Pindorama, Santa Adélia e Tabapuã.

Conforme noticiado por O Regional, Catanduva ficou com 114.943 na prévia do Censo de 2022, que foi apresentado pelo IBGE ao Tribunal de Contas da União no dia 25 de dezembro. O número representa aumento tímido com relação ao Censo de 2010, que registrou 112.280 habitantes e queda significativa diante dos 123.114 estimados – o que sinaliza para redução de receitas.

O resultado do Censo pode aumentar, já que os agentes continuarão em campo até pelo menos o dia 30 de janeiro, em busca dos retardatários. “Seguimos fazendo todo o esforço para, até o último dia, chegar à população mais próxima da nossa realidade”, diz Silva.

REGIÃO

Das 12 cidades vizinhas que compõem a região de Catanduva, apenas quatro tiveram aumento populacional na comparação entre o Censo de 2010 e a prévia do Censo de 2022: Elisiário, Itajobi, Marapoama e Paraíso. As demais, oito no total, viram a população encolher.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Stella Vicente | 08 de maio de 2024
Paróquias revertem coleta das missas em doações ao Rio Grande do Sul
Por Guilherme Gandini | 08 de maio de 2024
Campanha Leão Amigo faz prestação de contas e busca fortalecimento
Por Guilherme Gandini | 08 de maio de 2024
Washington Luís terá abordagens durante a campanha Maio Amarelo