Foi realizada na quinta-feira, 15, no plenário da Câmara de Catanduva, a entrega do Diploma de Policial Militar Destaque de 2022 para o comandante do 30º Batalhão da Policia Militar do Interior, tenente coronel PM Eduardo Ceneviva Berardo. A cerimônia faz referência ao Dia do Policial Militar, celebrado na data em que a PM de São Paulo completou 191 anos de fundação.
A homenagem surpresa surpreendeu Berardo, que confidenciou ter desconfiado de algo apenas 15 minutos antes do evento. Ele está próximo de concluir sua jornada profissional, com 30 anos dedicados à Polícia Militar, e passará o comando ao major PM José Thomaz Costa Junior, atual subcomandante do batalhão. A solenidade foi acompanhada por autoridades civis e militares.
“A carreira inteira eu tive a sensação de que nada do que acontecia eu era merecedor. Foi muito bom passar a carreira tendo a sensação de que eu tinha recebido uma bênção, um privilégio. Foi bom ter feito essa jornada sem ter tirado os pés do chão. Recebi a autoridade imerecida e quando recebemos não é porque somos “bonzões”, é porque você está sendo testado”, disse.
E prosseguiu: “Fecho a minha carreira com a honra de nunca ter pego um centavo que não me pertencia, nunca ter tirado uma vida indevidamente, nunca ter humilhado, constrangido, oprimido um subordinado, nunca ter tido nenhum subordinado morto, nem condenado sob o meu comando. Não falo essas palavras com vaidade, falo por gratidão a Deus”.
Berardo afirmou que não deixará de ser um soldado trabalhando em prol do município. “Catanduva ganha mais um policial no efetivo, pois teremos um novo comandante e eu continuarei andando, armado e atento. Se necessário for intervir, vai ser um prazer”, afirmou.
A sessão solene foi presidida pelo presidente da Casa, vereador Gleison Begalli (PDT) e contou com a presença do prefeito Padre Osvaldo (PSDB). “Forma justa e merecida de reconhecer o trabalho contínuo desse grande profissional”, escreveu ele, nas redes sociais, após o evento, abrilhantado pela Banda Regimental de Música da Polícia Militar de São José do Rio Preto.
TRAJETÓRIA
Berardo nasceu em 1971, em Monte Aprazível, ingressou na carreira militar em 1993, quando foi aprovado no Curso de Formação de Oficiais na Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Chegou a Catanduva en 1998, quando era Segundo Tenente. Galgou os postos de Primeiro Tenente, Capitão, Major e, em maio de 2022, foi promovido a Tenente Coronel, sendo então designado para assumir o comando do 30º Batalhão de Polícia Militar do Interior.
Conquistou 22 condecorações ao longo da carreira, sendo algumas dessas honrarias concedidas pela Organização das Nações Unidas - ONU. Formado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina, cursou Pós-Graduação em Bodybuilding Coach pela Uniguaçu e, em 2022, sagrou-se campeão paulista de Fisiculturismo na categoria Masters, acima de 50 anos.
Eduardo tem também no currículo a cutelaria, com certificação de Mestre Cuteleiro pela Corporação Italiana de Cutelaria, em Milão, em 2009. Em 2016, foi aprovado no teste de certificação de Journeyman Smith pela American Bladesmith Society. Em 2018, no teste de Master Smith – apenas 110 pessoas têm a certificação. Ao todo, são 29 prêmios como cuteleiro.
Autor