Nesta segunda-feira, dia 9 de janeiro, o município de Embaúba celebra seu aniversário de 33 anos. Anteriormente distrito de Cajobi, a cidade foi emancipada nesta mesma data em 1990. Hoje pertence à Comarca de Olímpia e fica a cerca de 30 km de Catanduva.
A origem de Embaúba começa apenas no século XX, quando no local ainda existiam apenas propriedades rurais, onde era plantado somente o necessário para sobrevivência. Os principais produtos na época eram arroz, feijão e milhões, todos em pequena quantidade.
Diferente da maioria das cidades, que são fundadas para escoar produção agrícola ou recursos minerais, por exemplo, Embaúba teve como base de sua fundação a necessidade das pessoas com propriedades no local de se encontrarem com outras ao redor. Isto porque a região era mais isolada que as outras, que estavam mais perto dos grandes centros comerciais do estado.
Uma das cidades mais próximas de Embaúba era Cajobi, de onde veio o fundador do município. Balbino Rodrigues Coelho, e seus filhos José, João e Joaquim, resolveram fundar uma venda para se encontrarem nos finais de semana e dias santos. Começou então uma tradição de promoverem festas em todo primeiro domingo do mês, onde eram realizados terços e oferecidas prendas.
SURGE O POVOADO
Nascia então o pequeno povoado, cujo primeiro nome foi Vila Coelho, devido ao sobrenome do fundador, e em seguida Vila Albuquerque, em homenagem ao prefeito de Jaboticabal a partir de 1912, o senhor Bento Vieira Albuquerque. Mais tarde, em 1934, Vila Albuquerque passou a ser distrito e fazer parte da Comarca de Jaboticabal. Em 1935, por conta da distância do “município mãe” passou a ser distrito de Pirangi.
Somente em 1938 que a então Vila Albuquerque se tornou distrito de Cajobi, cuja distância era menor que entre os anteriores. É nesta época também que o nome de vila deixa de existir, passando a se chamar Embaúba por conta da árvore homônima. Chega-se então à data da emancipação de Embaúba, no dia 9 de janeiro de 1990, 33 anos atrás.
DIAS ATUAIS
No momento, Embaúba é governada pelo prefeito Nercílio Pinheiro da Silva, que registra sua homenagem pelo que chama de “momento memorável e histórico” para a cidade. Ele destaca a participação fundamental dos homens e mulheres, das mais diversas etnias, que no passado se instalaram no local dando origem ao povo e forjando a cultura de Embaúba.
“O aniversário de uma cidade é muito mais do que um marco na vida de cada cidadão, e sim, uma página que viramos para conquistar novos sonhos, novas realizações e continuar reescrevendo a história. Aniversários são anos que refletem a permanência de algo que dura. Por isso, com orgulho, devemos comemorar o aniversário do nosso município e, sinceramente, quem também merece ser parabenizado é o povo de Embaúba”, afirma o prefeito.
Nercílio ainda diz dividir a alegria desta data com todos os moradores da cidade que se sentem da mesma forma. “Sei que todos os embaubenses, nascidos nessa terra ou aqueles que a adotaram como sua cidade, zelam por ela e a defendem. Feliz aniversário, querida Embaúba! Parabéns pelos seus 33 anos de emancipação política”, finaliza o representante do Governo Municipal.
Autor