A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) realizou no último domingo, 28 de maio, o maior processo seletivo já feito pela instituição em número de vagas, cursos e extensão territorial. Foram oferecidas 25.350 vagas, destinadas a 419 polos, de 366 municípios – incluindo Catanduva, para três eixos de ingresso: Licenciatura, Computação e Negócios e Produção.
O vestibular também registrou o maior número de inscritos da história da Univesp: foram 219 mil intenções e 99.631 inscrições efetivadas. Do total de inscritos, 80% têm mais de 25 anos e 62% são mulheres. O perfil dos candidatos foi traçado segundo questionário respondido no ato da inscrição.
De acordo com o levantamento, o eixo mais procurado foi o de Licenciatura (Letras, Matemática e Pedagogia), com 42.849 inscritos, seguido da área de Computação (Tecnologia da Informação, Ciência de Dados e Engenharia de Computação), que recebeu 28.462 inscrições e de Negócios e Produção (Processos Gerenciais, Administração e Engenharia de Produção), com 28.320.
A Univesp informou ao jornal O Regional que o polo de Catanduva, que funciona dentro do campus do Instituto Municipal de Ensino Superior - Imes, recebeu 137 inscrições, sendo 74 mulheres (54%) e 63 homens (45,9%). No eixo Computação, foram 39 candidatos: 7 mulheres e 32 homens. No Eixo de Negócios e Produção, houve equilíbrio com 24 mulheres e 25 homens, 49 ao todo. Por fim, no Eixo Licenciaturas, as mulheres foram a esmagadora maioria: 43 a 6.
Para o presidente da Univesp, professor Marcos Borges, os números mostram a importância do alcance do ensino superior gratuito a distância. “A instituição reforça seu papel na inclusão social. Nosso vestibular é a oportunidade que muitas pessoas encontram para cursar uma universidade”, ressalta, lembrando que a instituição está presente em 370 municípios.
A lista de aprovados e convocados em 1ª chamada será divulgada no dia 3 de julho, no site vunesp.com.br. As matrículas devem ser realizadas entre os dias 5 e 10 e as aulas estão previstas para iniciar no final do mesmo mês.
OUTROS NÚMEROS
Segundo a pesquisa feita com os candidatos de vestibular, 44% nunca iniciaram um curso de graduação, 85% prestaram o processo seletivo da Univesp pela primeira vez e 76% não pretendem tentar outro vestibular neste ano. Foram declarados 49% brancos, 35% pardos, 15% pretos, 1,4% amarelos e 0,3% indígenas. A maioria exerce atividade profissional remunerada regularmente (59%) e 38% dos candidatos são responsáveis pelo sustento da família.
Segundo o documento, 41% dos entrevistados moram no interior do Estado de São Paulo, seguido da capital (33%) e da Região Metropolitana (20%). Quanto à formação do ensino médio, 74% afirmam ter concluído os estudos em escolas públicas, sendo 39% no período noturno.
A renda média de 38% dos concorrentes é entre 1 e 2 salários mínimos; de 13% é entre 2 e 3 salários mínimos. O nível de instrução dos familiares também foi levantado: apenas 8% dos pais dos candidatos possuem nível superior e 12% das mães têm formação superior.
Autor