Mulheres da educação recebem homenagem da escola em São João de Itaguaçu
População do distrito de Urupês participou do “I Colóquio Agora é que são elas”, na última quinta-feira, dia 7
Crédito: Prefeitura de Urupês - Estiveram presentes o prefeito Bica, vereadores, professores, alunos, funcionários, pais de alunos e outros convidados
Por Da Reportagem Local | 12 de março, 2024

A população do distrito de Urupês, São João de Itaguaçu, participou do “I Colóquio Agora é que são elas”, na última quinta-feira, dia 7, realizado pela Escola Municipal Maria de Lourdes da Costa Nunes, com o objetivo de reviver histórias e reflexões sobre a mulher na escola.

O diretor John David Peliceri da Silva convidou seis mulheres que passaram pela trajetória da escola ao longo dos anos e que foram muito importantes para o ensino do distrito.

O evento recebeu as convidadas Maura Cheruti Gonçalves (Professora Emérita), Conceição Shirley Jangelme Jurca (Ex-Diretora), Elaine dos Santos Padilha (Diretora homenageada), Eliandra Ariteia de Nobrega Mazali (Vereadora homenageada), Rosana Aparecida Sandrim (Prof. convidada) e Cristina Camargo (Diretora Municipal de Saúde). Todas receberam um troféu em homenagem à Maria de Lourdes da Costa Nunes.

A programação contou com algumas perguntas sobre os temas “Diretora de seu tempo”, “Reflexão sobre o mérito nos saberes e práticas”, “Diálogos femininos entre a docência e a gestão escolar”, “Mulher, história e construção de identidade”, “Subjetividade feminina e desafios na política”, que foram respondidas pelas convidadas que relembraram seu tempo na educação municipal e compartilharam boas lembranças da época em que atuaram como professoras, diretoras, alunas, vereadora entre outras.

Em um momento marcante, o diretor John perguntou à Sra. Maura como foi ser aluna de Maria de Lourdes da Costa Nunes, da qual leva o nome da atual escola do distrito, e a professora emérita respondeu com os olhos brilhando que foi maravilhoso, que Maria de Lourdes era uma professora muito boa e que todos ficaram muito tristes quando ela ficou doente e teve que se afastar da escola.

Após o bate-papo entre as convidadas e a mesa de autoridades, os alunos realizaram apresentações em homenagem às mulheres presentes pelo “Dia Internacional das Mulheres”.

Estiveram presentes no I Colóquio o prefeito Bica, vereadores, professores da escola, alunos, funcionários, pais de alunos e outros convidados, além de ter sido aberto ao público em geral.

O diretor Dr. John David agradeceu a presença de todos e finalizou o evento com a seguinte frase: "A Educação sobreviverá quando redescobrirmos a essência feminina na metodologia escolar. Se olharmos os periódicos pedagógicos, haverá muitas identidades femininas."

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 17 de maio de 2024
Rodovia entre Itápolis e Jaboticabal é primeira a receber o ‘Free Flow’
Por Da Reportagem Local | 17 de maio de 2024
AME Catanduva promove ‘Dia D de Otorrinolaringologia’ em Pindorama
Por Guilherme Gandini | 16 de maio de 2024
Festa Junina de Paraíso terá show da dupla Gian & Giovani em junho