A escola municipal Dr. Armando Prandi, do Jardim Soto, realizou a 1ª Mostra Cultural para expor trabalhos produzidos pelos alunos ao longo do semestre. O objetivo é desenvolver saberes nas várias áreas do conhecimento, passando pela tecnologia, contação de histórias e autocuidado.
Os educadores da instituição de ensino acreditam que trabalhos como esse têm grande impacto na construção do conhecimento, visto que englobam habilidades que vão além da leitura e escrita.
Segundo a diretora Maria Zilda Brunetti, a ideia de promover a mostra cultural surgiu da necessidade de valorizar o trabalho dos alunos, aproximar a comunidade da escola e criar estratégia a fim de vencer um dos grandes desafios nos dias de hoje, que é justamente ampliar o envolvimento dos alunos.
Ela conta que, durante a produção dos projetos para a Mostra Cultural, os estudantes desenvolveram pesquisas a fim de compreender, de forma mais prática, qual a estrutura, por exemplo, de um sistema de captação de água ou de uma usina de compostagem; construir a noção tridimensional do sistema solar e compreender a proporcionalidade entre as dimensões dos planetas.
“Esses procedimentos envolvem conhecimentos sobre critérios de pesquisa, seleção de informações, leitura e interpretação, desenvolve a capacidade de abstração ao transformar a interpretação em um objeto tridimensional, envolve conhecimentos de proporção e dimensão ligados à matemática”, diz.
Maria Zilda ainda acrescenta que houve produção de recontos de histórias em livrinhos criados pelas próprias crianças, algo que envolve o processo de produção de textos, sistema de escrita, noções básicas dos elementos envolvidos na elaboração de um livro, como a ilustração, capa e título, e revisão da própria escrita, levando em conta a coerência textual, ortografia, legibilidade entre outros.
“Durante a criação de jogos como labirinto e dominós de cálculos foram envolvidas habilidades ligadas ao raciocínio lógico. Foram estimulados a pensar na questão estética, já que esses trabalhos seriam expostos aos visitantes, e por fim, podemos citar o desenvolvimento da capacidade de articular e se comunicar, pois durante o dia, os visitantes puderam contar com a explicação e apresentação dos objetos da Mostra pelos próprios alunos”, pontua.
A gestora ainda afirma que a participação da comunidade escolar foi intensa e que durante todo o dia recebeu familiares dos alunos que se interessaram em saber sobre a elaboração e o significado dos objetos expostos.
“Eles parabenizaram as crianças e, por outro lado, pode-se sentir a alegria das crianças em receber seus familiares para mostrar suas produções. Os alunos se tornaram os anfitriões e donos do espaço do saber, pois não se tratava de uma reunião de responsáveis ou de Conselho de Escola, mas de um momento onde as estrelas eram as próprias crianças e é isso que se quer despertar, o prazer e o orgulho de aprender”, destaca a diretora.
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