
O empresário e advogado José Alexandre Rodrigues Nobalbos Roman faleceu nesta segunda-feira, 14, aos 79 anos. Ex-prefeito, ex-vice-prefeito, ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Catanduva, Nobalbos conquistou a admiração e o respeito da comunidade ao longo dos anos.
Além de sua destacada atuação na política, era diretor da Ramon Nobalbos Gráfica e Editora, fundou o Jornal Opinião e a TV Opinião, ocupou a presidência da Associação Comercial e Empresarial (ACE) e do Aeroclube de Catanduva, destacando-se em todas as funções.
“A política surgiu na nossa vida, talvez pelo nosso ímpeto, pela vontade de construir um mundo melhor, de construir uma cidade mais dinâmica, mais progressista. Mas poderíamos dizer que foi meio ao acaso, não estava na nossa trajetória de vida, na nossa programação de vida, ser político ou ser vereador ou ser o que fosse”, contou Nobalbos à TV Câmara, em 2010.
Ele lembrou que foi chamado a disputar as eleições porque era presidente do Aeroclube. “Éramos socialmente bem relacionados e fomos convidados a integrar a chapa que disputou as eleições em 1972, encabeçada pelo senhor Pedro Nechar, que veio a ser eleito prefeito.”
Em 1976, Nobalbos foi reeleito vereador e, em 1989, lançou-se candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Warley Agudo Romão, tendo sido eleito e assumido a cadeira de chefe do Executivo quando o prefeito se afastou do cargo. Nobalbos até se lançou candidato a prefeito, em 1992, mas Carlos Eduardo de Oliveira Santos foi escolhido prefeito naquele ano.
“O que nós conseguimos realizar como prefeitos em substituição ao Dr. Warley, nos condensava a pleitear o cargo de prefeito”, disse ele na entrevista ao Legislativo, lembrando que foi quando se afastou da vida política. “Nós deixamos um acervo bastante significativo como homem público, desde o exercício da vereança”, avaliou ele.
Nobalbos era casado com Lucia Helena Kater Nobalbos, teve sete filhos e deixou legado de respeito a Catanduva. O velório, iniciado ontem, no Cemitério Monsenhor Albino, segue nesta terça-feira das 6h às 10h30, quando será feito o sepultamento.
LUTO OFICIAL
Em reconhecimento à trajetória de Alexandro Nobalbos e aos relevantes serviços prestados à população catanduvense, o prefeito Padre Osvaldo decretou luto oficial de 3 dias no município. Do mesmo modo, o presidente da Câmara de Catanduva, Marcos Crippa, decretou luto oficial no Legislativo.
Autor
