Moradores denunciam abandono, cratera na rua e perigo no parque
Reportagem percorreu pontos da cidade após reclamação de munícipes insatisfeitos com o prefeito Padre Osvaldo
Fotos: O Regional
Por Guilherme Gandini | 10 de fevereiro, 2023

As palavras abandono e descaso são as mais utilizadas por moradores de bairros visitados pela reportagem de O Regional, nos últimos dias, para apuração de denúncias. Eles reclamam que o prefeito Padre Osvaldo (PSDB) não dá a atenção necessária às demandas: nem às corriqueiras, como roçagem e tapa-buracos, tampouco àquelas específicas, como um terreno problemático.

No Jardim Alpino, vários moradores que residem na rua Peruíbe pegaram dengue e culpam a situação caótica verificada em um terreno que fica bem em frente aos imóveis. Antes utilizado para criação de cavalos, o local possui todo tipo de recipiente para acumular água. No momento em que a equipe de O Regional esteve no bairro, foram localizadas larvas em vários objetos.

O principal problema são grandes caixas d’água que estão expostas ao tempo, acumulando água e servindo para a proliferação desenfreada do Aedes. Algumas delas foram esvaziadas por moradores da vizinhança, mas uma, que é feita de cimento, não possui nenhum tipo de vazão. “Tirei bastante água com um balde e constatei grande número de larvas”, disse um cidadão.

Três vizinhos que foram consultados naquela momento confirmaram que a Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti (EMCAa) passou recentemente pelo bairro, mas que os agentes não vistoriaram o local, apesar de alertados sobre o problema. “Eles até disseram que olhariam, mas passaram reto”, afirmou um dos moradores, que diz suspeitar que se trate de área particular.

PERIGO NO PARQUE

Flagrante feito por um usuário do Parque Papa João Paulo II, no Aeroporto, mostra caixas de coleta de água de chuva sem qualquer tipo de proteção. Devido à grande profundidade, os buracos representam sério risco, principalmente a crianças que percorrem o gramado.

As imagens foram publicadas nas redes sociais do jornal O Regional na quarta-feira, 8, e encaminhadas à prefeitura, que não se manifestou até o fechamento desta edição.

CRATERA NO CAMINHO

Quem transita pela av. Francisco Raya Madrid, às margens da rodovia Com. Pedro Monteleone, precisa ficar bem atento. A via está com grandes crateras antes do cruzamento com a rua Arlindo Busnardo, no Parque Flamingo. Uma grande estrutura de concreto foi colocada pelos moradores bem no meio do caminho, na tentativa de evitar acidentes, sobretudo no período noturno.

O mato alto e o que parece ser esgoto correndo a céu aberto completam o cenário de abandono registrado pela reportagem. Bem próximo dali, um bueiro com as grades soltas coloca carros e pedestres em risco. Como agravante, o local fica bem na esquina da escola do Sesi Catanduva.

RODOVIÁRIA ESQUECIDA

Fotos encaminhadas por leitor mostram que o forro do Terminal Rodoviário João Caparroz, consertados recentemente, voltaram a cair. “Em menos de 15 dias após reparos no forro de pvc, o local voltou a ficar danificado e exposto à entrada de pássaros”, escreveu ele.

Aproveitando o tema, ele afirmou que o prédio público está esquecido. “A iluminação pública também está com várias lâmpadas queimadas, inúmeros passageiros reclamam da falta de bancos ao lado das torres de energia onde poderiam descansar e por seus celulares pra carregar”.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Catanduva avança no mercado externo e ocupa a 36ª posição em SP
Por Guilherme Gandini | 19 de novembro de 2024
Padre Osvaldo prorroga conclusão da Casa Pet e da Casa da Juventude
Por Guilherme Gandini | 12 de novembro de 2024
Provas do Saresp atrasam e aplicação fica para a semana que vem