Uma via repleta de buracos. Essa é a situação da avenida Elvira Bernadelli Carnelossi, que percorre mais de um bairro em Ariranha. Segundo os moradores, já foram feitas várias reclamações à prefeitura, mas nenhuma providência é tomada. “Que eu me lembre, esta rua nunca foi recapeada”, diz um deles, citando os altos impostos. Ele preferiu não se identificar.
A indignação popular está relacionada também aos problemas causados aos veículos que transitam pelo local. “Dá muita manutenção nos carros, devido aos inúmeros buracos, que são impossíveis de se desviar”, reclama. Um vídeo foi produzido por eles e está disponível nas redes sociais do jornal O Regional. A via tem cerca de 1 Km e cruza Jardim São José e Parque Industrial.
Questionado pela reportagem, o prefeito de Ariranha, Joamir Barboza, afirmou que a via precisa ser refeita por completo, não se tratando apenas de recapeamento. Para viabilizar a obra, a prefeitura aguarda a assinatura de convênio de R$ 600 mil com o Governo de São Paulo.
“É um problema antigo que estamos resolvendo. Não vai se tratar somente de recapeamento. A avenida é extensa, no cumprimento e largura, o que requer grandes investimentos que o município não consegue suportar. Por isso, conseguimos um convênio através da Secretaria de Desenvolvimento Regional, que não foi assinado ainda em razão da lei eleitoral”, disse.
“Nosso objetivo e a nossa esperança é que, logo depois do segundo turno, a gente possa assinar esse convênio, o Estado repassará esse valor ao município para a gente licitar e dar a ordem de serviços para recuperação total dessa avenida”, projeta o chefe do Executivo, que disse, também, que o projeto executivo da obra, elaborado pela prefeitura, consta no convênio.
Autor