O valor do IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano recebido por um morador do Parque Santa Paula pegou o proprietário de surpresa. A nova guia mostra R$ 1.512,85, ao passo que no ano passado o mesmo imóvel teve cobrança de R$ 596,46. Ele preferiu não se identificar, mas encaminhou à reportagem fotos das duas faturas – o carnê de 2022 e a notificação de 2023.
Ele diz que não fez qualquer tipo de alteração ou ampliação em sua residência e que, ao procurar pela prefeitura, foi informado que o imóvel teve sua categoria alterada, o que justificaria a elevação do imposto.
O motivo da suposta mudança de categoria, entretanto, não ficou bem explicado. “A prefeitura me informou que o imóvel foi readequado na classificação e, assim como muitos outros, o valor será reajustado”, relata o munícipe, que ficou revoltado com o tamanho do reajuste praticado.
“Inadmissível esse valor de IPTU, morando num bairro de periferia cheio de buracos, falta de iluminação pública que sempre está às escuras e mato alto. Não houve ampliação e infelizmente o valor está além do razoável” relata o morador.
Também chama a atenção que no novo boleto, a quadra e o CEP não batem com o do ano passado, e não há número de lote, mas a inscrição do imóvel coincide.
SEM RESPOSTA
O jornal O Regional solicitou esclarecimento técnico à prefeitura para o aumento aplicado ao IPTU e se há chance de ser um erro. Não houve retorno até o fechamento desta edição.
Autor