Morador denuncia possível golpe envolvendo despachantes virtuais
Jovem tentou agendar horário no Poupatempo, mas caiu em site que oferece serviço de forma privada mediante pagamento de taxa
Foto: Reprodução - Despachante virtual oferece serviços relacionados à emissão e renovação da CNH
Por Guilherme Gandini | 26 de janeiro, 2023

A tentativa de agendamento para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Poupatempo por um morador de Catanduva acabou frustrada e resultou em um boletim de ocorrência, na semana passada.

Ele procurou pelo serviço em ferramentas de buscas e acabou caindo no site de um despachante virtual, em vez de acessar as páginas oficiais do programa.

O jovem pediu anonimato e o endereço do site também será preservado, por questões legais, mas as páginas que oferecem esse tipo de serviço costumam apostar em nomes com a palavra CNH. Ao entrar no portal eletrônico, foi preciso preencher formulário com dados pessoais e, para finalizar, pagar o valor de R$ 24,85.

Depois de concluir o processo e perceber que nada aconteceu, tendo recebido apenas e-mail com a confirmação do seu pagamento, o catanduvense suspeitou do possível golpe e registrou o B.O. por crime de fraude e estelionato. “Seu pagamento de R$ 24,85 foi confirmado. Aguarde que em breve enviaremos seu protocolo de agendamento”, diz a mensagem.

Em diálogo com a reportagem de O Regional, o jovem foi orientado a manter contato, a fim de constatar se o serviço seria realmente prestado pelo despachante virtual, cuja sede indicada no site é na capital paulista, na Bela Vista. A página alerta, inclusive, que o serviço pode ser feito gratuitamente através dos órgãos públicos, sem acompanhamento profissional.

O cidadão enviou mensagem pelo whatsapp disponibilizado na página, questionando o serviço contratado, mas não teve resposta. Em outro chat, recebeu mensagens de uma atendente virtual e solicitou o cancelamento do pedido. “Vamos solicitar à empresa de pagamentos que faça a devolução do valor pago”, respondeu o robô, indicando prazo de 2 dias úteis.

O fato transcorreu na quinta-feira, 19, e até o fechamento desta edição, nesta quarta-feira, 25, o dinheiro não havia sido estornado.

O munícipe fez por conta o agendamento no Poupatempo e deu andamento à sua demanda. “Eles não me deram retorno nenhum de tudo que mandei, não sei se é golpe ou não. Mas se a gente pagou e não faz o estorno, então é golpe”, lamenta.

Ao jornal O Regional, a assessoria de imprensa da Prodesp, gestora do Poupatempo, reforçou a importância da população utilizar os canais oficiais do programa, evitando intermediários. Os endereços são poupatempo.sp.gov.br, o atendente virtual do site ou pelo WhatsApp 11 95220-2974, o app Poupatempo Digital e os Totens de Autoatendimento.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

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