Monitoramento dá agilidade a exames de pacientes oncológicos
Foto: Divulgação/FPA - Projeto abrange todos os pacientes da linha de cuidado oncológica
Projeto que une ambulatório do HCC e Serviço de Patologia do Hospital Emílio Carlos tem apresentado resultados significativos
Por Da Reportagem Local | 29 de maio, 2025

Para oferecer atendimento mais eficiente e humanizado aos pacientes oncológicos, a Fundação Padre Albino implantou projeto de integração entre o Ambulatório de Oncologia do Hospital de Câncer de Catanduva (HCC) e o Serviço de Patologia do Hospital Emílio Carlos.

O setor de Agendamento passou a enviar semanalmente as agendas das especialidades de Urologia, Proctologia, Oncologia Clínica, Oncologia Cirúrgica e Mastologia para acompanhar os atendimentos e priorizar a liberação dos resultados de exames anatomopatológicos dentro do prazo necessário para as consultas agendadas.

“A iniciativa garante que os resultados dos exames estejam disponíveis a tempo, proporcionando continuidade no cuidado e evitando atrasos no início do tratamento”, afirma o coordenador do Laboratório de Patologia, Mairto Geromel.

Antes do projeto, os exames eram processados por ordem de chegada, o que dificultava o reconhecimento dos casos prioritários. “Mas os exames oncológicos exigem urgência, e a gente não conseguia identificar essa prioridade. Com o monitoramento, conseguimos organizar essa fila e garantir que o paciente chegue na consulta com o resultado em mãos”, explica.

O impacto é visível: a eficácia do projeto é considerada próxima de 100%. “Raramente um paciente chega sem o resultado. E quando isso acontece, já sabemos com antecedência e reorganizamos a agenda. Antes, o paciente voltava para a consulta e o resultado ainda estava no laboratório. Agora, isso praticamente não acontece mais”, completa o coordenador.

A gerente de serviços Mayara Theodoro Neves conta que o monitoramento começou com exames externos, como papanicolau e biópsias enviados pelos municípios. “Quando um resultado positivo chega, notificamos imediatamente a cidade de origem e garantimos uma vaga na nossa agenda para esse paciente ser atendido como primeira consulta.”

Ela reforça que o principal objetivo é garantir que o paciente não se perca ao longo do caminho. “Muitos começavam o processo, faziam um exame e depois desapareciam do radar. Hoje, monitoramos desde o primeiro exame até a confirmação do diagnóstico, para garantir que o tratamento seja iniciado no tempo certo.”

O projeto abrange todos os pacientes da linha de cuidado oncológica, inclusive aqueles que já têm diagnóstico confirmado e precisam de exames de acompanhamento, como ultrassonografias ou imunohistoquímicas. “Seja um exame inicial ou de acompanhamento, todos são monitorados”, destaca Ana Beatriz Cotarelli, supervisora de Ambulatório.

A experiência já apresenta resultados significativos: melhora nos prazos de liberação de laudos, redução de atrasos e aumento da satisfação dos pacientes. Além disso, o acompanhamento permite melhor gerenciamento dos casos prioritários e otimizando o fluxo.

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Da Reportagem Local
Redação de O Regional

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