Miguel e Helena são os nomes preferidos dos catanduvenses
O líder do ranking foi o escolhido por Suelen Siqueira e Jonas Gório para o registro do segundo filho
Foto: Mari Fotografia Infantil - Miguel nasceu em novembro depois de gravidez silenciosa e sem sintomas
Por Guilherme Gandini | 01 de janeiro, 2025

Miguel e Helena foram os nomes mais escolhidos pelos pais para registrar seus filhos em Catanduva, em 2024. Foram 41 registros para o primeiro e 37 para o segundo. O nome Helena, que se manteve como um dos favoritos, teve crescimento no Ranking Nacional de Nomes, enquanto Miguel, ainda em alta, segue como forte escolha. Ambos estão entre os mais populares do estado, com Helena já tendo batizado mais de 133 mil paulistas ao longo dos anos.

O levantamento faz parte da base de dados do Portal da Transparência do Registro Civil, administrado pela Arpen-Brasil, entidade que congrega os Cartórios de Registro Civil do país e reúne informações sobre nascimentos, casamentos e óbitos registrados em todo o Brasil. A plataforma permite pesquisas por nomes simples ou compostos, com recortes por regiões, estados e municípios, oferecendo amplo panorama das escolhas das famílias brasileiras.

O ranking reforça a preferência por nomes curtos e de fácil pronúncia, como Miguel, Helena, Ravi, Gael e Theo, que continuam se destacando entre os mais escolhidos. Eles refletem a busca crescente por simplicidade e sonoridade, mesclando tradição, com a utilização de nomenclaturas bíblicas, e originalidade, com grande influência das atuais personalidades do mundo digital.

“Os nomes escolhidos não apenas refletem os gostos individuais, mas também traduzem as influências culturais, religiosas e da mídia, que desempenham um papel fundamental na formação das preferências das famílias”, afirma Gustavo Renato Fiscarelli, presidente da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).

Líder do ranking em Catanduva, Miguel foi o nome escolhido por Suelen Siqueira e Jonas Gório para o registro do segundo filho do casal. O pequenino nasceu em 22 de novembro, às 11 horas, para a alegria da irmã Maitê, de 2 anos, e total surpresa dos pais – já que a gravidez foi silenciosa e descoberta depois de 36 semanas.

“Escolhi esse nome devido a São Miguel Arcanjo, que é forte assim como Miguel veio a esse mundo, sendo forte, porque a gravidez eu descobri já estava de 36 semanas, sem sentir sintoma alguma, vida normal, zero barriga de grávida, ficou todo escondidinho”, revela Suelen.

A descoberta da gravidez veio depois de fortes dores na região do rim, o que a fez procurar atendimento hospitalar acreditando ser cólica renal. “Na verdade, era o Miguel já querendo dar as caras”, brinca. “Foi um susto, um desespero, não conseguia pensar em nada, tanto que fui escolher o nome no dia do nascimento, indo para o centro cirúrgico”.

Suelen ressalta que o significado de Miguel tem relação com força e proteção. “Tenho a plena certeza de que Deus o protegeu esse tempo todo, até descobrirmos. Ele veio ao mundo, perfeito, desenhado e trazendo muito amor. Ele é o nosso milagre.”

TOP 10

Em Catanduva, os 10 nomes mais escolhidos para as meninas recém-nascidas foram Helena (37 registros), Cecília (32), Laura (29), Alice (27), Maitê (24), Antonella (23), Heloisa (23), Maria Cecília (18), Júlia (17) e Aurora (17). Já entre os meninos aparecem Miguel (41), Ravi (32), Arthur (28), Heitor (28), Bernardo (25), Benício (22), Noah (22), Gael (22), Gabriel (19) e Davi (18).

 

RANKING DE NOMES EM CATANDUVA - 2024

MENINOS

NOME

REGISTROS

Miguel

41

Ravi

32

Arthur

28

Heitor

28

Bernardo

25

Benício

22

Noah

22

Gael

22

Gabriel

19

Davi

18

 

MENINAS

NOME

REGISTROS

Helena

37

Cecília

32

Laura

29

Alice

27

Maitê

24

Antonella

23

Heloisa

23

Maria Cecília

18

Júlia

17

Aurora

17

 

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 09 de maio de 2025
19% dos pacientes faltaram a consultas ou exames em abril
Por Da Reportagem Local | 09 de maio de 2025
Festival de Dança bate recorde de participação com quase 70 grupos
Por Da Reportagem Local | 09 de maio de 2025
Direito da Unifipa promove palestra sobre Usucapião Extrajudicial