Mercado Solidário busca doadores para atender mais famílias
Projeto da igreja Cabana Church pode assistir até 50 famílias, mas por falta de doações atendeu apenas 15 no último mês
Crédito: Divulgação - No Mercado Solidário, são disponibilizados produtos básicos e outros diferenciados, como doces e iogurtes
Por Stella Vicente | 02 de fevereiro, 2023

O Mercado Solidário é uma iniciativa da igreja Cabana Church de Catanduva. Inaugurado em julho do ano passado, o projeto tem capacidade de atender até 50 famílias em situação de vulnerabilidade social, oferecendo alimentos básicos e produtos que geralmente não vêm em uma cesta básica comum. No entanto, a falta de doadores fez com que em janeiro o Mercado Solidário atendesse 15 famílias, deixando outras 35 em uma lista de espera para o próximo mês.

Dessa forma, os líderes do projeto em Catanduva, Aline e Cristiano de Paula Matos, fazem um apelo para que mais pessoas colaborem com o Mercado Solidário, ajudando a atendê-los o máximo possível de famílias.

“Temos uma lista de espera com famílias para serem atendidas. Nosso projeto capacita o atendimento de 50 famílias mensais, porém a gente não consegue doações. É isso que nos falta, pessoas interessadas em abençoar o projeto”, explica Aline.

Ela ainda revela que possuem uma rede de supermercados que os ajudam, liberando pedágios nas portas dos estabelecimentos para fazer a arrecadação dos alimentos. Porém, ainda assim, a doação por parte de pessoas que queiram contribuir com a ação é essencial. Os interessados em apoiar podem entrar em contato pelo telefone (17) 9 9721-8283.

O PROJETO

O objetivo do Mercado Solidário é trazer dignidade às pessoas atendidas. Por esse motivo, contam com uma moeda própria e fictícia, o dracma, que é entregue às famílias no dia do atendimento do projeto. Assim, eles acessam o estabelecimento e “compram” o que desejam.

“São entregues às famílias 150 dracmas para que a pessoa tenha a sensação de que ela está realmente comprando e não recebendo uma doação. Dentro do mercado, cada produto tem o seu valor específico e a quantidade disponível por família, o quanto que podem pegar ali. Conforme a família vai pegando, um voluntário vai somando, como se ela estivesse fazendo uma compra mesmo, pegando tudo que ela precisa dentro daquele valor especificado”, esclarece a líder do projeto.

No local, são disponibilizados desde produtos básicos, como arroz, feijão e óleo, e outros diferenciados como doces, iogurtes e produtos de limpeza. Para participar, a família precisa ter registro no CadÚnico e entrar em contato com o projeto pelo WhatsApp (17) 99674-3423.

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 20 de novembro de 2024
André Trigueiro aborda saúde mental e prevenção ao suicídio em Catanduva
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Simpósio sobre neurodesenvolvimento infantil terá série de palestras
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Programa Campo Limpo entrega prêmios na escola Darci