Medicina da Unifipa atendeu populares com Elec na Praça da República
Foto: Divulgação/FPA - Ação foi organizada pelo Caer para oferecer orientações gratuitas de saúde
Medicina da Unifipa atendeu populares com Elec na Praça da República
Por Da Reportagem Local | 10 de junho, 2025

No sábado, 7 de junho, o curso de Medicina da Unifipa/Fameca realizou o 25º Encontro das Ligas Estudantis de Catanduva (Elec) na Praça da República. A ação foi organizada pelo Centro Acadêmico Emílio Ribas (Caer) com o objetivo de oferecer à população orientações gratuitas de saúde por meio de estandes temáticos coordenados por ligas acadêmicas.

Mais de 20 ligas participaram da atividade, abordando diferentes especialidades médicas e temas de interesse público. A Liga de Pediatria, a Liga de Cirurgia de Urgência e Trauma, a Liga de Cirurgia Plástica e a Liga de Dermatologia trataram da prevenção de queimaduras na infância. Já a Liga Acadêmica de Anatomia Geral, a Liga Acadêmica de Otorrinolaringologia, a Liga de Oncologia e o Grupo de Escrita Científica discutiram tumores de cabeça e pescoço. A Liga de Clínica Médica, a Liga de Endocrinologia e Diabetologia, a Liga Acadêmica de Nutrologia e a Liga de Oftalmologia destacaram informações sobre o diabetes, suas complicações e realizaram medições de glicemia. As ligas de Medicina da Família e Comunidade, Ginecologia e Obstetrícia, e Infectologia abordaram a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e métodos contraceptivos.

Outras ligas trataram temas como cuidados pós-operatórios com a pele (Cirurgia Geral e Cirurgia do Aparelho Digestivo e Endoscopia), arteterapia (Humanizarte e Psiquiatria), acidente vascular cerebral (Neurologia e Neurocirurgia, Cirurgia Vascular e Angiologia), nefrolitíase (Radiologia e Diagnóstico por Imagem e Nefrologia), cuidados paliativos, tipagem sanguínea (Genética Médica), dor e anestesiologia, saúde do joelho (Ortopedia e Medicina Esportiva), além de bem-estar e lazer (Grupo de Ajuda Comunitária).

Durante o evento, a bateria universitária da Fameca, Batulança, se apresentou para os participantes. Professores e colaboradores também apoiaram a iniciativa. O curso de Direito participou com oficina voltada ao apoio às mulheres que sofrem violência doméstica.

O Elec foi organizado pelo Caer, sob a presidência de Eduardo Mafra Monnerat, da vice-presidente Ana Beatriz Dalkirane e dos diretores de Ligas e Extensões Ana Clara Tinti e Jean Marcos Martins Lolli.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 28 de setembro de 2025
David Roger defende fim das distorções sem elevar o IPTU
Por Da Reportagem Local | 28 de setembro de 2025
Empresas podem participar do Aeropatas e celebrar o Dia dos Animais
Por Da Reportagem Local | 28 de setembro de 2025
Homem é preso após oferecer drogas a guarda municipal de folga