A Medalha 14 de Abril, maior honraria existente no município de Catanduva, foi entregue pela Câmara de Vereadores ao médico José Renato Pizarro, na quinta-feira, 17, na Sala de Sessões Washington Luís. Na solenidade, foi destacada a importância do trabalho do profissional, do humanismo e, principalmente, a união da família Pizarro.
A sessão solene foi conduzida pelo vice-presidente da Câmara, Cesar Patrick, com presença dos veredores Alan Automóveis, Bellê, Carlos Alexandre Gordo do Restaurante, Ivânia Soldati, Luís Pereira, Marquinhos Ferreira, Maurício Gouvea, Cesar Patrick e Taise Braz.
Estiveram presentes também o vice-prefeito Cláudio Romagnolli, o comandante da Guarda Civil Municipal, Cláudio Pereira, a assessora da deputada Analice Fernandes, Marcia Cossini, e o presidente da Câmara de Elisiário, João Roberto Boldarim.
José Renato Pizarro nasceu em Catanduva em 3 de dezembro de 1949, filho de Renato Pizarro e Manoela Ayusso Pizarro. É casado com Carmen de Castro Pardo Pizarro, com quem tem quatro filhos, duas noras, dois genros e sete netos.
Formou-se, em 1975, em uma das mais respeitadas faculdades do país, a Universidade de São Paulo (USP), fez residência e tornou-se especialista em oftalmologia. Desde então, exerce a especialidade, tendo sido pioneiro em transplante de córnea na região de Catanduva. Ainda na área da inovação oftalmológica também realizou, através do SUS, mutirões para cirurgia de catarata e retinopatia diabética.
O vereador Carlos Alexandre Gordo do Restaurante, autor da propositura que concedeu a honraria, enalteceu o trabalho do médico em sua fala na tribuna. “Hoje é um dia de muita alegria para mim e para Catanduva. Trata-se de uma justa homenagem a este ilustre profissional da saúde que desde 1978 vem prestando serviços de excelência em Catanduva e região”, pontuou.
Ao utilizar a tribuna, Carmen Pizarro frisou seu orgulho pelo esposo. “Me sinto honrada e orgulhosa por estar junto com ele nesta caminhada há mais de 50 anos. É uma homenagem justa e merecida, um reconhecimento, que por ele ter escolhido essa cidade para morar e criar a nossa família”, destacou.
Também fizeram uso da palavra Christian Pardo Pizarro, seu filho, Silvandro Sebastião Jardi, amigo do médico, o vice-prefeito Cláudio Romagnolli, além do homenageado, que agradeceu a honraria e demonstrou todo o amor pela família.
“Eu me sinto muito honrado de estar recebendo essa honraria, foi uma surpresa muito grande. Agradeço ao Gordo por me prestar essa homenagem e a minha família que sempre me apoiou e estiveram comigo até aqui”, destacou Pizarro, aplaudido por todos os presentes.
Autor