“Crítica do Fascismo” é a mais recente obra do jurista e filósofo catanduvense Alysson Mascaro, professor da Faculdade de Direito da USP. Publicado pela Boitempo Editorial, o livro foi lançado exatamente sob o centenário da tomada do poder pelo fascismo na Itália e, ainda, sob as atuais pressões da extrema direita no Brasil e no mundo.
Mascaro propõe, em “Crítica do Fascismo”, que o fascismo seja analisado a partir da materialidade social capitalista. Assim, rompe com leituras liberais que acreditavam que o fascismo fosse um desvio do capitalismo: para o autor, o fascismo é uma das margens sempre possíveis a partir das formas sociais capitalistas.
O livro é composto de sete capítulos, nos quais Mascaro sistematiza as leituras críticas sobre o fascismo, estabelecendo uma teoria geral crítica a seu respeito. Trata de temas como o da República de Weimar e a ascensão do nazismo na Alemanha, das leituras de Pachukanis a respeito de tais fenômenos, da figura do primeiro líder fascista italiano, Gabriele D’Annunzio, que serviu de modelo a Mussolini, da leitura de Zizek a respeito do nazismo e, ainda, da crítica marxista aos direitos humanos e sua falsa pretensão de impedir o fascismo.
Lançado no final de 2022, com grande repercussão, “Crítica do Fascismo” teve sua primeira edição esgotada e já está em reimpressão. Em Catanduva, a obra será lançada oficialmente em evento no Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, no próximo dia 31 de janeiro, com palestra do autor. O evento será às 19h30, no auditório da Prefeitura de Catanduva.
“O que temos vivido nos últimos anos e, especialmente na primeira semana de janeiro com ataques terroristas às instituições que regem nosso país, são claras manifestações do fascismo do século XXI no Brasil. Com a ascensão de grupos que flertam com o regime, que tanta tragédia provocou no mundo, é muito importante entendermos o conceito e como ele se dá para que toda a sociedade se atente aos movimentos de perseguição e tentativas de retirada de direitos e liberdade, e que não se cale diante de atos autoritários e golpistas contra a democracia”, destaca o presidente do Sindicato, Roberto Vicentim.
O evento é gratuito e aberto a todos os interessados, mas requer inscrição prévia. As reservas podem ser realizadas até o dia 27 de janeiro, próxima sexta-feira, diretamente na secretaria do Sindicato dos Bancários, pelo telefone (17) 3522-2409.
QUEM É
Alysson Leandro Mascaro é docente no tradicional Largo São Francisco, advogado e parecerista, doutor e livre-docente em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela USP, onde se graduou e desenvolveu sua carreira acadêmica. Também é fundador e professor emérito de várias faculdades. Em Catanduva, coordenou o curso de Direito da Unifipa, há cerca de 20 anos.
É autor, dentre outros livros, de "Crise e Golpe" e "Estado e Forma Política" (Boitempo), "Filosofia do Direito", "Introdução ao Estudo do Direito" e “Sociologia do Direito” (GEN-Atlas).
Autor