A Prefeitura de Marapoama, através da Coordenadoria de Saúde e do Setor de Vigilância Epidemiológica, está intensificando as ações de combate ao escorpião amarelo no município. Ao mesmo tempo, também está alertando os moradores para reduzir os riscos em casa.
Na última semana, a equipe da Vigilância Epidemiológica iniciou a aplicação de veneno em ruas, praças, em construções e terrenos baldios.
Os trabalhos têm a finalidade de eliminar os ovos, uma vez que os escorpiões têm estigmas pulmonares que se fecham quando o veneno é percebido. No entanto, além das ações da municipalidade, a principal ação é a limpeza de terrenos vazios, quintais, locais com acúmulo de materiais de construção, entre outros.
A Prefeitura ainda destaca que os escorpiões costumam se abrigar em entulhos e esgotos e se alimentam de baratas, moscas e outros insetos, que por sua vez, gostam de lixo. Por isso, manter a casa e o quintal limpos de sujeira e entulho é considerado fundamental, assim como colocar telas em ralos no chão, pias, tanques e também vedar portas e janelas ao anoitecer.
Autor