A Prefeitura de Marapoama realizou, na última semana, um mutirão de limpeza com o objetivo de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. As ações organizadas pela Prefeitura, através da Vigilância Epidemiológica, aconteceram nas ruas da cidade, prédios próprios, comércios, empresas, indústrias e terrenos baldios.
De acordo com o prefeito Marcio Perpetuo Augusto, o objetivo é conscientizar a população sobre os perigos da doença, que pode matar, e fazer com que todos ajudem no combate através de medidas simples como o descarte correto dos materiais que podem acumular água parada.
“As altas temperaturas e esse período de chuvas ajuda muito a larva do mosquito a se proliferar, por isso a Vigilância Epidemiológica organizou o mutirão, mas pedimos que a população participe. A prevenção é o melhor remédio contra a dengue”, frisa Márcio, ao destacar que todas as casas vão continuar recebendo a visita dos agentes municipais de endemias, que fazem a inspeção dos imóveis e terrenos baldios recolhendo todo material que pode ser utilizado como criadouro do mosquito.
A Prefeitura ressalta que a população deve ajudar a combater o mosquito da dengue através de medidas simples como acondicionando o lixo de maneira correta; colocando areia nas bordas dos pratos de plantas e flores; limpando o bebedouro dos cachorros e gatos; removendo as folhas e galhos que podem entupir as calhas; mantendo a caixa d' água tampada; limpando lajes e locais que acumulam água e colocando latas, garrafas, copos e embalagens plásticas em sacos de lixo fechados.
Autor