A Prefeitura de Marapoama, através das Coordenadorias de Assistência Social e Saúde, realizou no último dia 27, uma palestra na Escola Faride Aborihan, encerrando a campanha Janeiro Branco, mês de conscientização à saúde mental. A palestra proferida pelo psiquiatra Paulo Roberto Floriano Júnior, contou com a participação da educadora Cristiane Raydan.
O Janeiro Branco é um movimento social dedicado à construção de uma cultura da saúde mental na humanidade. É também o nome do Instituto que coordena esse movimento. O seu objetivo é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas à Saúde Mental dos seres humanos.
Uma humanidade mais saudável pressupõe respeito à condição psicológica de todos. Janeiro, o primeiro mês do ano, inspira as pessoas a fazerem reflexões acerca das suas vidas, das suas relações, dos sentidos que possuem, dos passados que viveram e dos objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia. Janeiro é uma espécie de portal entre ciclos que se fecham e ciclos que se abrem nas vidas de todos nós.
A cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar ‘folhas ou telas em branco’ sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e às quais desejamos concretizar.
Autor