Marapoama encaminha 547 litros de óleo usado para reciclagem
O Programa Municipal de Coleta de Óleo Vegetal Usado faz o encaminhamento para o descarte correto do material
Crédito: Divulgação - O Setor de Meio Ambiente está recebendo e fazendo a troca do óleo usado por óleo novo na rua Antônio Rotta, n° 11, em Marapoama
Por Da Reportagem Local | 18 de fevereiro, 2023

O Programa Municipal de Coleta de Óleo Vegetal Usado recolheu e encaminhou para reciclagem mais 547 litros para o descarte correto. O Setor de Meio Ambiente está recebendo e fazendo a troca do óleo usado por óleo novo na rua Antônio Rotta, n° 11.

Desde o ano em que o programa foi implementado, em junho de 2017, até o mês passado, foram coletados e encaminhados para reciclagem pouco mais de 9.500 litros de óleo vegetal usado. O óleo vegetal usado, descartado incorretamente nas pias e ralos, causa danos ao ambiente, contaminando solo, rios, mares e lagoas. Também entope ralos e tubulações de esgoto, aumentando o custo da operação e manutenção da rede.

Segundo a encarregada do Setor de Meio Ambiente, Sônia Scaldelai, por essas razões se faz necessário disciplinar a destinação e o descarte apropriado, para oferecer aos munícipes alternativas ambientalmente adequadas de destino do óleo vegetal.

“Nossa missão é orientar a população sobre os danos ao meio ambiente, relacionados ao descarte incorreto deste resíduo para impedir problemas futuros”, explicou Sônia, ao destacar que, através da parceria com a empresa J.R.Bady - Reciclagem e Comércio de Óleos Vegetais, todo material coletado é encaminhado para reciclagem, sendo usado como matéria-prima na produção de sabão, detergente e de fontes de energia alternativas, como o biodiesel.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Stella Vicente | 09 de maio de 2024
Jornada Esportiva Solidária reúne atletas da região em Pindorama
Por Guilherme Gandini | 09 de maio de 2024
Circuito Sesc de Artes chega a mais duas cidades no final de semana
Por Da Reportagem Local | 08 de maio de 2024
Nascimentos surpresa em Urupês desafiam protocolos de saúde