Nesta quinta-feira, dia 27 de outubro, o município de Marapoama celebra seu aniversário de 30 anos. Em 2022, as comemorações serão de forma presencial na Praça da Igreja do Divino Espírito Santo, com shows da cantora Mila Menin, hoje, às 21 horas, e de Seu Moço, na sexta-feira, dia 28, no mesmo horário.
Hoje, a cidade faz parte da microrregião de Catanduva e, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem uma população estimada de 3.097 pessoas e uma área territorial de mais de 111 mil km².
A origem de Marapoama se dá com a mudança de famílias sírio libanesas para as regiões de São José do Rio Preto, Catanduva, Olímpia, Altair, Nova Granada e Onda Verde na década de 1940. Elas vinham, em sua maioria, do estado de Minas Gerais para tentar a vida no comércio.
Na época, a Prefeitura de Itajobi decidiu doar terras para quem quisesse construir e morar no local em questão. Foi o que essas famílias fizeram, fixando-se principalmente nas áreas urbanas, enquanto italianos cuidavam das fazendas. Surgiu então, em 1934, um povoado pertencente ao município de Itajobi, conhecido como Bairro do Espírito Santo.
Mais tarde, em 1936, o bairro passou para distrito através de uma Lei estadual, pertencendo ainda a Itajobi, mas passando a se chamar Marapoama. O significado do nome do então distrito tem origem na cultura indígena e vem da erva medicinal chamada marapuama, que era encontrada nesta região. Porém, um erro de grafia na redação da Lei fez com que o nome passasse a ser Marapoama, com O em vez de U.
EMANCIPAÇÃO
Na década de 1960 o distrito passou por forte crescimento, quando a população das fazendas migrou para a zona urbana e quando a cultura do café passou a ser substituída pela citricultura. Os moradores estavam incomodados com suas demandas não serem atendidas pelos prefeitos de Itajobi, tais como as necessidades de o distrito serem deixadas de lado. Dessa forma, o movimento pela emancipação tomou força por volta de 1989.
Em 27 de outubro de 1991 houve um plebiscito e 94% dos eleitores votaram a favor do processo emancipatório. O primeiro prefeito de Marapoama foi Valdir Aparecido Cossari, que ficou à frente da prefeitura de 1º de janeiro de 1993 a 2 de abril de 1996, quando renunciou para se candidatar a prefeito em Itajobi. Atualmente, o município é administrado pelo prefeito Márcio Perpetuo Augusto.
Autor