Marapoama celebra aniversário com concurso escolar de desenhos
Alunos da EMEF Faride Aborihan foram premiados com um kit e participaram de momento cívico para comemorar a data
Crédito: Divulgação - Alunos fizeram passeata por pontos da cidade, carregando bandeiras do município
Por Da Reportagem Local | 27 de outubro, 2023

Nesta sexta-feira, dia 27 de outubro, a cidade de Marapoama comemora seu aniversário de 31 anos. Para celebrar esta data, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Faride Aborihan realizou um concurso de desenho com todos os alunos. O tema escolhido foi “Marapoama do Meu Coração”, cuja frase faz parte do hino do município.

Na ocasião, foi promovida uma cerimônia de premiação, onde, após cantarem o hino da cidade, revelou-se os alunos vencedores. Cada um ganhou um kit escolar, presente da Prefeitura Municipal. Além disso, todos os desenhos dos participantes ficarão em exposição no pátio da escola.

Os alunos vencedores foram Brayan Lucca Costa da Silva, Miguel Gonçalves Almeida, Kemilly Inácio Marques Barroso, João Miguel Galvão Duarte, Breno Dias Luciano, Lorena Guidoti Lima, Jonh Elton Gonçalves Andrade, Guilherme Martins Inácio dos Santos, Maria Luiza Sales e Cassiane Stephany Marques Alves.

Após esse momento, aconteceu também uma passeata por alguns pontos importantes da cidade com todos os alunos portando a bandeira do município.

O secretário de Educação de Marapoama, Rafael Monzani, conta que um fato inusitado aconteceu neste momento. “Aconteceu um fato legal, pois encontramos o compositor da letra e da música do hino do município, o senhor Antônio Carlos Aboriham Gonçalves”, relata.

Tudo começou com os sírios-libaneses

A origem de Marapoama se deu com a mudança de famílias sírio-libanesas para a região na década de 1940. Elas vinham, em sua maioria, do estado de Minas Gerais para tentar a vida no comércio e atraídas pela oferta de Itajobi, que decidiu doar terras a quem quisesse construir e morar no local.

Surgiu então, em 1934, um povoado pertencente ao município de Itajobi, conhecido como Bairro do Espírito Santo. O bairro passou para distrito dois anos depois, mas passando a se chamar Marapoama, nome de origem indígena que faz referência à erva medicinal marapuama, encontrada na região.

Na década de 1960 o distrito passou por forte crescimento, mas foi em 1989 que o movimento pela emancipação tomou força. Em 27 de outubro de 1991, 94% dos eleitores votaram, em plebiscito, a favor da autonomia. Atualmente a cidade é administrada pelo prefeito Márcio Perpetuo Augusto.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 20 de novembro de 2024
Bruno & Marrone e Fiduma & Jeca fazem show solidário em prol do HB
Por Da Reportagem Local | 19 de novembro de 2024
Prefeitura de Bebedouro abre concurso público com 78 vagas
Por Da Reportagem Local | 19 de novembro de 2024
Educação 4.0 é tema de encontro em Rio Preto nesta terça-feira