A campanha para troca de óleo usado por novo encabeçada pela Prefeitura de Marapoama, através do setor de Meio Ambiente, arrecadou nos meses de janeiro e fevereiro 547 litros de óleo usado. O produto foi destinado para o descarte correto através da parceria com a empresa J.R.Bady - Reciclagem e Comércio de Óleos Vegetais.
A ação tem objetivo de promover atitudes sustentáveis com o propósito de evitar o descarte incorreto de óleo usado, que pode causar diversos impactos ambientais.
Para participar e trocar óleo usado por novo é necessário levar o produto ao Ecoponto, situado na Prefeitura Municipal. A cada 4 litros de óleo de cozinha usado entregue no local, o participante ganha uma garrafa de 900 ml de óleo de cozinha novo.
O setor de Meio Ambiente explica que, uma vez acondicionado e recolhido de maneira adequada, o óleo de cozinha utilizado pode ter diversos fins, como por exemplo, a produção de resina para tintas, massa de vidraceiro, sabão, detergente, glicerina, farinha básica para ração animal e biodiesel.
O setor ressalta ainda que as estatísticas apontam que um litro de óleo usado pode contaminar um milhão de litros de água, impedindo a troca de oxigênio e matando plantas, peixes e microrganismos. Outro prejuízo é apontado nas instalações hidráulicas, que podem entupir, obstruindo galerias de esgotos e bocas de lobo, favorecendo as enchentes.
Autor