
Equipes da Energisa Sul-Sudeste foram acionadas, na manhã desta segunda-feira, 7, para atender a ocorrência de falta de energia provocada por uma retroescavadeira. Às margens da estrada vicinal Primo Novelli, durante uma manobra, o maquinário atingiu a rede de média tensão, provocando a interrupção no fornecimento de energia para cerca de 3.400 imóveis
O corte atingiu moradores dos bairros Vila São Jorge, Vila Mota e Conjunto Euclides. No local da ocorrência, seis equipes atuaram ao longo da manhã nos reparos aos danos que a retroescavadeira causou a cabos condutores.
“Conforme os protocolos técnicos e de segurança, foram realizados procedimentos na rede elétrica que viabilizaram o restabelecimento da energia de forma gradativa para os clientes afetados”, informou a concessionária.
Diante do caso, a Energisa reforçou as orientações a respeito do manuseio de maquinários agrícolas nas proximidades da rede elétrica.
“É importante fazer reconhecimento do local, planejar a atividade, e observar com atenção se a altura e largura da máquina manterá uma distância segura da rede de, no mínimo, 2 metros”, alerta o gerente de Operações, Anderson Rabelo Rosa.
A empresa orienta que caso o veículo encoste na rede elétrica, o motorista jamais deve tentar sair do maquinário – exceto em caso de princípio de incêndio. É preciso acionar imediatamente a Energisa e os Bombeiros, que farão os procedimentos com segurança.
“Na movimentação de máquinas e tratores, cuidado com os cabos de aço que prendem os postes e torres ao chão. Desvie deles. Esses cabos seguram os postes e não devem ser cortados e nem mudados de lugar”, complementa.
No carregamento de caminhões, também é importante prestar atenção se existe rede elétrica próxima. “Mantenha a distância mínima de seis metros de qualquer tipo de estrutura elétrica. Jamais opere a abertura da caçamba de caminhão basculante se o veículo estiver debaixo da rede elétrica.”
Autor
