Mais três cidades da região obtêm aval para construir unidades de saúde
Portaria publicada nesta segunda-feira liberou recursos para Irapuã, Novais e Urupês
Foto: Divulgação/MS - Na região, Cajobi e Novo Horizonte ainda têm processos em andamento
Por Guilherme Gandini | 07 de maio, 2024

O Ministério da Saúde editou nova portaria para destinar R$ 708,8 milhões em recursos do Novo PAC Saúde para mais 256 municípios, entre eles três da região de Catanduva, para construção de Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Desta vez, foram contempladas as cidades de Irapuã, Novais e Urupês. O documento foi publicado nesta segunda-feira, 6 de maio.

As novas unidades, segundo o Ministério da Saúde, vão permitir a expansão das equipes de Saúde da Família, de Saúde Bucal, das equipes Multiprofissionais e de Agentes Comunitários de Saúde (ACS). No dia 25 de abril, a pasta já havia publicado outra portaria autorizando a construção de 500 UBSs, incluindo, na região, as cidades de Ibirá, Olímpia e Tabapuã.

Os critérios de seleção consideraram a maior vulnerabilidade socioeconômica do município; maiores vazios assistenciais na Atenção Primária; menores índices de cobertura de Estratégia de Saúde da Família; e adesão ao projeto arquitetônico de referência do Ministério da Saúde.

O prazo para que os mais de 1.500 municípios selecionados preencham a etapa de formalização de proposta é o dia 10 de maio. Nesta fase, informações e documentos complementares devem ser apresentados online, no site do InvestSUS Gestão. Com a atualização, a região de Catanduva fica com apenas duas prefeituras dependendo de parecer favorável: Cajobi e Novo Horizonte.

Ao jornal O Regional, o Ministério da Saúde afirmou que a portaria divulgada no Diário Oficial da União apresentou as habilitações já cadastradas no Sismob - Sistema de Monitoramento de Obras. “À medida que os municípios vão encaminhando as propostas e as mesmas vão recebendo parecer favorável, serão publicadas em novas portarias de habilitação”, garantiu.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Catanduva avança no mercado externo e ocupa a 36ª posição em SP
Por Guilherme Gandini | 19 de novembro de 2024
Padre Osvaldo prorroga conclusão da Casa Pet e da Casa da Juventude
Por Guilherme Gandini | 12 de novembro de 2024
Provas do Saresp atrasam e aplicação fica para a semana que vem