Mais de 800 crianças fazem teste de fluência leitora em Catanduva
Resultados do desempenho das turmas do 2º ano serão divulgados no início de 2025
Foto: Governo de SP - Testes começam na segunda-feira, estendendo-se até o dia 6 de dezembro
Por Guilherme Gandini | 15 de novembro, 2024

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) começa a aplicar na próxima segunda-feira, 18, as avaliações de fluência leitora para 100 mil estudantes matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental da rede estadual de ensino. Além disso, prefeituras parceiras do programa Alfabetiza Juntos SP também aplicarão as provas.

Em Catanduva, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação, os testes também vão começar na segunda-feira, estendendo-se até 6 de dezembro. “Nós estamos com 812 alunos dessa turma de 2º ano. A avaliação tem duas etapas, já foi a etapa diagnóstica, agora é a somativa para acompanhar a evolução desses alunos”, explica a secretária Cláudia Cosmo.

Em 2024, o Governo do Estado, por meio da Seduc-SP firmou uma aliança com municípios paulistas com a meta de ter 90% de crianças leitoras até o fim da atual gestão, em 2026.

A avaliação de fluência leitora será aplicada de suas formas: por meio do aplicativo do CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação), utilizado para a gravação e validação da leitura das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental, e por meio da plataforma Elefante Letrado, para alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Enquanto os resultados do CAEd são contabilizados como avaliação externa que baliza o aprendizado da rede - e conta para a meta - a avaliação na ferramenta Elefante Letrado é utilizada como componente de aferição interna pelos professores e escolas da rede.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 15 de novembro de 2024
Mais de 800 crianças fazem teste de fluência leitora em Catanduva
Por Guilherme Gandini | 15 de novembro de 2024
Praça central e duas ruas de Catanduva fazem referência à República
Por Guilherme Gandini | 15 de novembro de 2024
Corujas do Bem é primeira entidade contemplada em projeto da Matilat