A rotina de estudos voltou ao normal, na segunda-feira, dia 29, para 11.398 alunos das 27 escolas estaduais distribuídas em 15 municípios da região de Catanduva. Os 5.136 alunos matriculados na cidade, mais os 6.262 nos demais municípios deram adeus às férias. Ao todo, são 7.020 estudantes do ensino médio e 4.378 dos anos finais do ensino fundamental.
Ao todo, em todo o estado de São Paulo, mais de 3 milhões de estudantes matriculados na rede estadual retornaram às salas de aula para o início das atividades do segundo semestre, de acordo com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, a Seduc-SP.
Até a próxima sexta-feira, dia 2 de agosto, as escolas dão continuidade às aulas de revisão de conteúdo para as provas de recuperação marcadas para os dias 5 e 6 de agosto, com repescagem nos dias 8 e 9, caso a escola necessite de adiamento, devido a feriados ou outras circunstâncias.
Participam alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio, com média no 1º e 2º bimestres abaixo de cinco em quaisquer disciplinas. A recuperação também será aplicada no fim do ano para aqueles com dificuldades no 3º e 4º bimestres.
O segundo semestre tem cronograma de atividades composto por Olimpíada de Redação, tutoria de língua portuguesa e matemática, fluência leitora, Prova Paulista, Saresp e Provão Seriado Paulista. A previsão é que as aulas terminem em novembro.
CRONOGRAMA
A partir de 19 de agosto, os alunos do 6º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio participam da 1ª edição da Olimpíada de Redação das Escolas Estaduais. A competição tem como objetivo incentivar e valorizar a autoria dos alunos por meio da produção textual e contribuir para o desenvolvimento das competências previstas no currículo paulista.
A segunda avaliação anual da fluência leitora também faz parte do cronograma. A prova, uma das iniciativas do programa Alfabetiza Juntos, é voltada a estudantes do 2º ano do ensino fundamental. A fluência leitora avalia o desempenho individual dos alunos na leitura e compreensão de textos escritos, visando identificar possíveis lacunas de alfabetização.
Mais uma edição da Prova Paulista está prevista no calendário escolar deste ano. Desta vez, a avaliação vai aferir o desempenho dos alunos no conteúdo do 3º bimestre. A Prova Paulista é direcionada ao 5º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio e avalia todas as disciplinas do currículo nessas etapas.
O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, Saresp, será aplicado entre 13 e 28 de novembro para os alunos do ensino fundamental. Outras escolas públicas e particulares também podem receber a aplicação mediante manifestação de interesse e adesão.
PROVÃO
O segundo semestre também incluirá a edição 2024 do Provão Paulista Seriado. A prova que dá acesso direto a USP, Unesp, Unicamp, Fatec e Univesp está marcada para os dias 30 e 31 de outubro para estudantes da 3ª série do ensino médio. São mais de 15 mil vagas oferecidas. Para os estudantes da 1ª e 2ª séries, as aplicações serão nos dias 11 e 12 de novembro.
Autor