Maio Amarelo: SP emite mais de oito mil Identificações Veiculares TEA
Ação conjunta entre secretarias do Governo de SP promove acolhimento e ajuda a identificar pessoa autista no veículo
Foto: Divulgação/SEDPcD - Adesivo vinculado ao CipTEA solicita que motoristas sejam gentis e não buzinem
Por Guilherme Gandini | 27 de maio, 2024

O estado de São Paulo alcançou a emissão de 8.538 Identificações Veiculares TEA (Transtorno do Espectro Autista) em maio, mês de conscientização sobre a segurança no trânsito. O projeto foi lançado em abril, durante a 1ª Jornada Estadual de Conscientização sobre o Autismo, promovida pelas secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) e de Gestão e Governo Digital (SGGD), em conjunto com o Detran-SP e apoio da Prodesp.

A iniciativa tem o objetivo de conscientizar os demais motoristas de que naquele veículo há uma pessoa com TEA, solicitando que sejam gentis e que não buzinem. O intuito é evitar crises relacionadas à sensibilidade auditiva, sintoma frequente em pessoas com TEA.

A Identificação Veicular é concedida mediante vinculação à Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA), que já soma mais de 50 mil emissões em todo o estado. Ao atrelar a identificação ao veículo, é gerado QR Code que atesta a veracidade do documento. O adesivo contém a frase: “Pessoa com autismo a bordo. Seja gentil, não buzine.”

“A sensibilidade auditiva é muito comum em indivíduos com transtorno do neurodesenvolvimento, em especial o transtorno do espectro do autismo (TEA) e o transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). Esse indivíduo é fortemente afetado pelo som, isso causa um sofrimento, uma angústia e, por vezes, até a dor física”, ressalta Mariana Gisse, Psicóloga responsável pela clínica Mundo ABA, de Catanduva.

Ela reforça que essa sensibilidade interfere nas relações pessoais desse indivíduo, em como esse indivíduo se encaixa e se identifica no meio social.

“É importante a gente destacar que não é a altura do som que incomoda, é a frequência do som. Eu posso ter uma pessoa gritando do lado desse indivíduo que apresenta a sensibilidade e esse indivíduo não se incomodar, ao passo de que posso ter um som com volume um pouco mais baixo, um pouco mais agudo, um pouco mais grave, e esse som incomodar esse indivíduo. Então é muito importante a gente deixar isso claro, não é o volume que causa esse sofrimento, que afeta essa sensibilidade, é a intensidade e a frequência desse som”, esclarece.

MAIO AMARELO

Maio Amarelo é o mês de conscientização sobre o trânsito em todo o mundo. O objetivo é discutir e desenvolver estratégias para a segurança viária, além de promover a construção de vias e espaços mais seguros e sustentáveis ambientalmente.

PASSO A PASSO

Quem já possui a CipTEA deve acessar seu cadastro com o login GOV.BR, clicar em "cadastrar veículo", informar o número da placa e o Renavam do veículo e clicar em "cadastrar veículo". Por fim, clicar no "carrinho" abaixo da imagem da carteirinha e imprimir o adesivo.

Para novos beneficiários CipTEA, é preciso acessar https://ciptea.sp.gov.br/ com o login GOV.BR e clique em cadastrar novo beneficiário, preencher os dados pessoais e endereço da pessoa diagnosticada com TEA, além de informações do CID, nome e CRM do médico, data do documento e anexar o arquivo do relatório médico em png ou jpg.

Também é preciso indicar os dados do cuidador/responsável, o número da placa e o Renavam de seu veículo, ler e dar ciência ao Termo de Aceite, e aguardar a análise e aprovação da CipTEA, que pode demorar até 20 dias úteis. Após aprovação, faça o download da identificação veicular.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Catanduva avança no mercado externo e ocupa a 36ª posição em SP
Por Guilherme Gandini | 19 de novembro de 2024
Padre Osvaldo prorroga conclusão da Casa Pet e da Casa da Juventude
Por Guilherme Gandini | 12 de novembro de 2024
Provas do Saresp atrasam e aplicação fica para a semana que vem