A Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24h Dr. Atílio Cardarelli Cypriano, de Catanduva, está apta a realizar mais dois tipos de exames com os pacientes: a troponina quantitativa, utilizada para diagnosticar infarto do coração, e o exame de D-dímero, para diagnóstico de tromboses.
A aquisição foi realizada por comodato pela Associação Mahatma Gandhi, gestora da unidade, que também foi a responsável pela implantação dos kits para realização dos exames.
A troponina é uma enzima que, em caso de infarto do coração, é liberada na corrente sanguínea. Quanto mais alterado o resultado, junto à análise clínica dos sinais e sintomas realizados pelo médico, pode revelar infartos que muitas vezes não são demostrados no eletrocardiograma.
Diante desse quadro, que indica lesão cardíaca grave, a UPA pode realizar o encaminhamento para o serviço terciário com agilidade, possibilitando a intervenção hemodinâmica de urgência para realização de cateterismo cardíaco ou até mesmo angioplastia.
A dosagem de dímero-D é um exame feito a fim de identificar a possibilidade de problemas como trombose venosa profunda e tromboembolismo pulmonar, auxiliando no diagnóstico dessas doenças, proporcionando maior segurança clínica no atendimento ao paciente da UPA.
Além disso, esse exame também é indicado para avaliar como está funcionando o fator de coagulação do organismo, e com isso, permite ao médico investigar situações que podem interferir na coagulação como, por exemplo, problemas cardíacos e inflamações.
“Entendemos que é uma conquista de grande importância a aquisição destes exames, o que proporciona maior segurança e agilidade no diagnóstico e conduta destas doenças”, afirma Adriano César de Araújo, gerente administrativo da UPA de Catanduva.
Autor