
Maestro e tenor com mais de 30 anos de carreira, Franco Piérre vem a São José do Rio Preto, em maio, para ministrar uma oficina de canto lírico. Os encontros serão às quintas-feiras (8, 15 e 22/5), às 19h30, no Edifício Navarro Building, tendo a participação do pianista Gustavo Manfrin.
Segundo Piérre, a oficina é voltada para artistas e pessoas interessadas no canto lírico, independentemente de experiências anteriores. O programa do curso envolve as características do timbre lírico, a fisiologia do canto lírico, as etapas de respiração, o gesto vocal e as pronúncias e ressonâncias. O investimento é de R$ 150 com informações pelo número 17 98161-3735.
Nos encontros da oficina, o maestro e tenor trabalha com as técnicas de preparação vocal que dão vida ao seu livro Desvendando Vocalizes – A Fonoaudiologia no Universo do Canto, uma das obras referenciais do canto lírico no brasileiro, que explora aspectos como o aquecimento vocal fisiológico e artístico e o repertório para estudo desse gênero de canto.
O maestro e tenor Franco Piérre dedica-se aos estudos do canto lírico e a diversas ciências da voz há mais de 30 anos. Em sua formação, estudou com grandes professores de canto lírico pelo Brasil e aprimorou seus conhecimentos no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí, onde também se formou em Regência de Orquestra.
É pós-graduado em Regência Coral pela Unasp e ao longo de sua vida já preparou mais de 20 corais. Atualmente é regente do Coral Lírico Bravíssimo, Coral Infantil Sinfônico, Coral do Colégio FEB, Coral Juvenil Bravíssimo e Coral Diocesano da Escola Paráclito de Barretos.
Piérre também é fonoaudiólogo especialista em voz pelo CFFa, certificado na Europa pelo método Estill Voice Training, mestre em tecnologias aplicadas à saúde pelo Hospital do Câncer de Barretos, especialista em termologia pela Universidade de São Paulo (USP) e criador do método eletroCANTO, a eletroestimulação aplicada à voz cantada.
Autor
